fbpx
Analisar resultados

Como analisar resultados para ganhar dinheiro nas redes sociais

Sumário

As redes sociais são muito usadas como grandes aliadas de inúmeros negócios que buscam mais projeção e formas de ganhar dinheiro. Depois de definir a melhor plataforma, criar um planejamento estratégico e um planejamento de conteúdo é hora de analisar resultados e ver se esse trabalho está rendendo frutos. Essa parte exige um olhar cuidadoso e analítico, inclusive para entender se é preciso mudar a estratégia ou não.

Qual a importância de analisar resultados?

É a partir da análise de resultados que forem gerados nas campanhas que será possível entender se elas estão dando certo. Não é porque foram feitos inúmeros planejamentos e projeções que o anúncio terá os resultados esperados – eles podem ser melhores, piores ou completamente diferentes do que você esperava. É aqui que entra a importância de analisar.

Todos anúncios geram muitos dados, mas eles sozinhos não servem para muita coisa. É a partir de uma análise detalhada que as informações valiosas vem à tona e tomadas de decisão precisam ser feitas. Nesse momento será avaliado se um anúncio precisa ser pausado, se é bom investir mais dinheiro ou se um produto não é um bom encaixe com um público-alvo como pensado previamente, mas com outro tipo.

Para fazer a análise de mídia paga, portanto, é preciso acompanhar de perto as métricas que ajudarão a alcançar os objetivos estabelecidos e, mais uma vez, é possível contar auxílio das próprias redes sociais.  Assim como essas plataformas oferecem diversas formas de anúncios, elas também têm ambientes onde é possível acompanhar a evolução de cada um deles e seus principais resultados.

Como analisar resultados para ganhar dinheiro

Há diversas formas de analisar resultados de campanhas de mídia paga, mas alguns fatores são essenciais para chegar a conclusões enriquecedoras. A primeira delas, é claro, é acompanhar as métricas.

Acompanhamento de métricas

Quando chega o momento de analisar resultados de uma campanha de mídia paga, as métricas já devem ter sido definidas, de preferência, no planejamento estratégico. Algumas das métricas mais importantes das redes sociais são: custo por aquisição (CPA), custo por lead (CPL), custo por clique (CPC) e taxa de cliques (CTR). Mas tenha em mente que esses indicadores podem variar de acordo com cada rede social e conteúdo anunciado. 

Durante a análise, o mais importante é acompanhar a evolução dos resultados de acordo com as metas estabelecidas para chegar à conclusão se ele está funcionando ou não. Esse acompanhamento deve ser feito de perto, se possível diariamente ou com pouco tempo entre uma checagem e outra exatamente porque, como dito, a mídia paga gera dados muito rapidamente. É aqui que entra o momento de avaliar e entender cada um deles.

Análise dos resultados: o que avaliar

A importância do olhar próximo em relação aos dados se dá por alguns motivos muito importantes. Um deles é que, com uma resposta rápida sobre o assunto, é possível avaliar se o negócio está perdendo dinheiro em uma iniciativa que não está revertendo em bons resultados. Se for o caso, o quanto antes descoberto isso, menos dinheiro será desperdiçado. Mas aqui entra outras questões também.

Uma delas é se a campanha inteira não está fazendo sentido e é melhor interromper, no caso dela apresentar um custo muito alto desde o começo sem sinais de melhora. Outra possibilidade é se depois de pequenas mudanças na campanha, no conteúdo ou no público-alvo por exemplo, as métricas ficarem mais interessantes. Nessa situação, é bom seguir com o anúncio.

Se for o caso de parar totalmente um anúncio, é recomendado que seja avaliado no detalhe o que pode ter dado errado: foi uma questão do conteúdo? O público-alvo não estava bem calibrado? O produto está de acordo com as necessidades e valor de mercado? A partir dessas questões é possível mapear o que poderia ter sido melhor e, então, começar uma campanha ou anúncio do zero. 

Outra questão é que não é só importante olhar para as métricas, mas em como elas estão evoluindo de acordo com o prazo determinado no planejamento estratégico. No caso, todas metas e objetivos devem ter um período de tempo estabelecido para serem alcançados, já que isso faz parte do grau de dificuldade da meta. Ou seja: quanto mais tempo para realizar algo, mais fácil, quanto menos tempo, mais difícil.

Se em uma análise de mídia paga as métricas obtidas estiverem evoluindo no geral, mas com números muito aquém da previsão para aquele período de tempo, é bom ficar esperto, pois pode ser motivo de preocupação. Em situações assim, é recomendado avaliar se a campanha não precisa de algum ajuste para acelerar os resultados ou se é uma questão de investir mais dinheiro nela, por exemplo. Antes de chegar a uma conclusão, no entanto, é imprescindível fazer um estudo aprofundado para entender os melhores caminhos e estratégias a serem seguidos.

Diferencial e cuidados da mídia paga

Alguns cuidados que se deve tomar ao analisar resultados de mídia paga é que eles são gerados muito rapidamente. Em questão de dois ou três dias já é possível ter noção se o anúncio está caminhando para o resultado esperado e, se o cenário não mudar em uma semana de campanha, por exemplo, é recomendado fazer ajustes ou mudanças tanto no conteúdo quanto na sua distribuição (como segmentação do público-alvo).

Isso acontece, porque além da rede ser usada por milhões de pessoas para as quais os anúncios serão entregues quase que imediatamente, também há uma questão de investimento. Quanto maior o valor em um primeiro momento, mais claro o resultado, já que ele será entregue para mais pessoas do que se for um valor baixo. Aqui é importante medir bem o quanto será investido em cada momento de campanha para não prejudicar a empresa.

Outro diferencial da mídia paga é exatamente o investimento, uma vez que dependendo da plataforma e do tipo de campanha ele pode ser programado para seguir  continuamente e sem limites. Se não é estabelecido um limite para o anúncio, há a chance dele se tornar um gasto inútil para a empresa. Isso, porque se não houver um acompanhamento e o anúncio for esquecido – o que acontece, ainda mais se há vários outros rodando simultaneamente -, ele pode continuar ativo e gastanto sem parar até a equipe responsável perceber e pausá-lo. Mais uma vez, o acompanhamento é parte essencial na análise de uma campanha.