fbpx
TikTok

Entenda como o TikTok pode fazer parte da sua estratégia

Sumário

O TikTok tem criado um burburinho nos últimos anos e continua crescendo a cada dia. A ferramenta foi lançada em 2016 como uma plataforma de vídeo onde as pessoas podiam compartilhar e editar vídeos. Desde então, conquistou um número impressionante de seguidores e atualmente é usado em mais de 150 países. 

Muitas marcas estão olhando de perto sobre como a rede social está moldando a cultura e promovendo conversas relevantes ao redor do mundo. O TikTok é uma das plataformas que mais crescem e atualmente tem 800 milhões de usuários ativos, o que o coloca à frente de gigantes como LinkedIn, Snapchat, Pinterest e Twitter. 

Em comparação, o Instagram levou seis anos para ter o mesmo número de usuários ativos que o TikTok possui. O TikTok foi baixado mais de 2 bilhões de vezes na App Store e no Google Play. Com uma taxa de crescimento tão rápida, existem oportunidades gigantescas para as marcas ativarem campanhas de marketing na plataforma. 

De acordo com o site da ByteDance, sua proprietária, seu diferencial é ser “uma das primeiras empresas a lançar produtos mobile com tecnologia de machine learning”. Além disso, foi fundada em um esforço “para combinar o poder da inteligência artificial com o crescimento da Internet móvel, de forma que revolucione a maneira como as pessoas consomem e recebem informações”.

Mas para isso, é preciso entender…

Como funciona o TikTok

Geralmente, há duas áreas principais no “Início”: a página “Para Você” e a página “Seguindo”.

Na página “Para Você”, você pode ver alguns dos vídeos em alta e os principais criadores de vídeos. Conforme você explora o aplicativo e começa a seguir outras pessoas, você pode ver mais conteúdos. No entanto, um dos aspectos exclusivos do aplicativo que o torna uma ferramenta atraente para o marketing de influência é que você não precisa seguir ninguém para ter uma ótima experiência do usuário.

A página “Seguindo” mostrará o vídeo mais recente criado pelos TikTokers que você segue. Se você estiver interessado em conferir as últimas tendências e os desafios de hashtag mais incríveis, você pode fazer isso na página “Descobrir”, ao lado da área principal do “Início”.

Dentro desse ambiente, existem alguns formatos de conteúdo para marcas

Conteúdo nativo no feed

Com vídeos no feed, você pode contar a história da sua marca como um criador do TikTok, integrando o conteúdo de vídeo ao feed “Para você” dos usuários. Os anúncios em vídeo duram 15 segundos na página inicial, da mesma forma que funcionam os Stories do Instagram. O impacto do vídeo é medido pelo número de cliques, impressões, CTR, exibições do vídeo, duração da reprodução e interações do vídeo (como compartilhamento e comentários)

O objetivo de conteúdos nativos no feed é gerar tráfego para páginas de destino, conta TikTok, App Store ou e-commerce. 

Aquisições de marca

As aquisições de marca atraem imediatamente a atenção do usuário com uma exibição estática ou dinâmica em tela cheia, proporcionando um forte impacto visual para sua marca. Você pode usar uma imagem estática, GIF ou vídeo de 3-5 segundos. Os links embutidos podem ser conectados a páginas de destino de sites ou desafios e hashtags dentro da plataforma. 

O objetivo desse formato é conscientização da marca e exibi-la quando os usuários abrem o TikTok.

Desafio Hashtag

Um formato de engajamento único que explora a paixão do usuário pela criação e expressão. Fornecer um forte conhecimento da marca com um nível de envolvimento que vai muito além de um simples clique. Convide todos os usuários a participar e criar conteúdo em torno do tema de sua campanha, com todos indicadores agregados na página de desafio da hashtag alinhada com as tendências orgânicas e a tendência natural dos usuários do TikTok de criar, compartilhar e se tornar viral.

Os objetivos desse formato são conscientização da marca, aumento de alcance e crescimento de seguidores. Taxa média de engajamento de 8,5% por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos. Você pode convidar todos os usuários e espectadores para participar e fazer vídeos sobre o seu tema, com todo o conteúdo gerado agregando na página de desafio da hashtag

As opções são diversas, mas você precisa promover a interação com o usuário no TikTok

O aspecto mais importante de usar o TikTok como estratégia de marketing é a participação do usuário e a interação com seu conteúdo. Um exemplo clássico de interação do usuário pode ser desafiar outros usuários a participar de um desafio de hashtag. O sucesso no TikTok é baseado em conteúdo único, autêntico e identificável, mais do que vídeos muito bem polidos.

Em última análise, a originalidade deve ser o fator impulsionador, em oposição à qualidade. Os usuários do TikTok parecem apreciar o lado espontâneo da promoção de conteúdo. A reação do usuário deve orientá-lo sobre como melhor influenciar os compradores em potencial. 

Os desafios são toda recreação e interação do vídeo com algumas novas ideias. Com o desafio certo, o resto é deixado para a comunidade TikTok. 

Se esse conteúdo sobre Tik Tok te interessou, não deixe de conferir nosso guia completo sobre como Monetizar suas Redes Sociais e se aprofundar ainda mais no assunto!