fbpx
3 dicas básicas para começar o SEO do seu canal no Youtube

3 dicas básicas para começar o SEO do seu canal no Youtube

Sumário

Assim como faria ao otimizar um conteúdo escrito, você sabia que dá para usar uma ferramenta de SEO para identificar as palavras-chave nas quais deseja que seu vídeo indexe no Youtube?

Quando procuramos vídeos, uma das primeiras coisas que atraem nossos olhos é o título. Frequentemente, é isso que determina se você clicará ou não para assistir a um vídeo, portanto, o título não deve ser apenas atraente, mas também claro e conciso.

Nem colocamos como dica, porque o Youtube é um mecanismo de busca e essa é regra. Você precisa fazer o SEO do seu canal. Trabalhe palavras-chave, trabalhe também essas outras dicas.

SEO no Youtube: Otimize a descrição do seu vídeo

Comecemos pelo princípio: de acordo com o Google, o limite oficial de para descrições de vídeos do YouTube é de 1.000 caracteres. E embora seja normal usar todo esse espaço, lembre-se de que seu espectador provavelmente veio aqui para assistir a um vídeo, não para ler um ensaio.

Se você optar por escrever uma descrição mais longa, lembre-se de que o YouTube exibe apenas as primeiras duas ou três linhas de texto – isso equivale a cerca de 100 caracteres. Depois desse ponto, os espectadores precisam clicar em “mostrar mais” para ver a descrição completa. É por isso que sugerimos carregar a descrição com as informações mais importantes, como CTAs ou links cruciais.

SEO no Youtube: A importância das tags!

A Escola de Criadores de Conteúdo oficial do YouTube sugere o uso de tags para permitir que os espectadores saibam do que se trata seu vídeo. Mas você não está apenas informando seus espectadores – você também está informando o próprio YouTube. 

Dessa forma, o YouTube descobre como associar seu vídeo a vídeos semelhantes, o que pode ampliar o alcance do seu conteúdo. Mas escolha suas tags com sabedoria. Não use uma tag irrelevante porque você acha que ela trará mais visualizações – na verdade, o Google pode penalizá-lo por isso. 

SEO no Youtube: Categorize seu vídeo.

Depois de enviar um vídeo, você pode categorizá-lo em “Configurações avançadas”. Escolher uma categoria é outra forma de agrupar seu vídeo com conteúdo semelhante no YouTube para que ele apareça em listas de reprodução diferentes e ganhe exposição para mais espectadores que se identificam com seu público.

Pode não ser tão simples quanto parece. Na verdade, a Escola de Criadores de Conteúdo do YouTube sugere que os profissionais de marketing passem por um processo abrangente para determinar a qual categoria cada vídeo pertence. 

É útil pensar sobre o que está funcionando bem para cada categoria que você está considerando, respondendo a perguntas como: quem são os principais criadores da categoria? Por que são conhecidos e o que fazem bem? Existe algum padrão entre os públicos de canais semelhantes em uma determinada categoria? Os vídeos em uma categoria semelhante compartilham qualidades como valor de produção, duração ou formato?

Se esse conteúdo sobre métricas de Youtube te interessou, não deixe de conferir nosso guia completo sobre como Como Ganhar Dinheiro no Youtube e se aprofundar ainda mais no assunto!