fbpx
Ganhar dinheiro com redes sociais

Ganhar dinheiro nas redes sociais: entenda como é possível

Sumário

Não há dúvida que as redes sociais são uma forma de conquistar mais clientes e de ganhar dinheiro. Além disso, elas também trazem a possibilidade de criar relacionamento com o público, conhecendo-o melhor. No entanto, as vantagens de ter um perfil para o seu negócio nessas plataformas não se limitam a essas opções.

O que muita gente não sabe é que há diversas formas de realizar mais vendas por meio das redes sociais. Em outras palavras: elas são aliadas poderosas para impulsionar vendas, inclusive sendo o principal canal de monetização de diversos negócios. Hoje, muitas delas são otimizadas com ferramentas que auxiliam na venda de produtos e serviços, além de oferecerem diferentes formas de fazer publicidade.

Aqui, por sinal, é importante pontuar que algumas estratégias podem ser 100% orgânicas, ou seja, não exigem nenhum custo, mas outras são pagas. Enquanto as gratuitas podem demorar um pouco mais para gerar resultados, as pagas geralmente são mais rápidas e podem contar com mais recursos para acertar o público-alvo.

Por sinal, antes de focar em ganhar dinheiro nas redes sociais, é preciso ter um perfil bem otimizado para o seu cliente não enfrentar nenhum obstáculo quando decidir consumir um produto ou serviço do seu negócio.

Otimizar perfil: o pré-requisito

Como mencionado, hoje é muito comum que várias das redes sociais ofereçam plataformas e ferramentas que ajudam na hora de ofertar produtos ou levar os clientes até eles. Portanto, dependendo da rede escolhida, estude todas as possibilidades e otimize ao máximo o perfil do negócio. Um exemplo disso é cadastrar os principais produtos nas lojinhas com links para o seu site, onde a compra poderá ser efetuada.

Por sinal, há aqui outro detalhe importante: certifique-se que tanto a descrição do seu negócio como todos os links (na página principal, nos produtos, entre outros) estão corretos e atualizados. Você não vai querer atrair um público que ao clicar no link para comprar vai cair em uma página com erro…

Uma vez certificando-se que o perfil está otimizado com todas as funcionalidades e links corretos, é bom conhecer as principais formas de ganhar dinheiro para o seu negócio nas redes socias:

Produção de conteúdo

Apostar em conteúdo é uma estratégia escolhida por diversos negócios na hora de criar uma rede social. Mas atenção: a elaboração de postagens para movimentar os perfis e gerar engajamento é uma coisa, a aposta em ganhar dinheiro por meio de conteúdo é outra. É possível dizer que ambos se complementam, mas é preciso que tenham estratégias específicas e talvez até separadas.

Existem vários formatos para investir em conteúdo como monetização. Um deles é fazer vídeos e e-books que ofereçam informações valiosas com um forte apelo do público. No caso dos vídeos, o foco seria principalmente o Youtube, rede que a partir de determinado número de visualizações paga o produtor de conteúdo. Já os e-books podem tanto ser ofertados em troca de um e-mail, que o seu negócio pode usar depois para criar um relacionamento com o cliente e realizar vendas, como também pode ser vendido por um valor considerado justo.

Outra forma mais indireta que pode abranger a anterior é por meio do marketing de conteúdo. Essa é uma estratégia que atrai o público por meio de um conteúdo do seu interesse e, ou durante ou após, o estimula a comprar produtos da loja ou realizar alguma ação.

É preciso prestar atenção, no entanto, em algumas questões. Uma delas é que quando a principal oferta é conteúdo, ele precisa ser muito bom e condizente ao que foi anunciado. Caso contrário, isso poderá frustrar e afastar o público. Além disso, a produção de conteúdo pode demorar a dar resultados, especialmente se a empresa não estiver disposta a investir capital na sua divulgação. Então, é mais indicado para uma estratégia a longo prazo.

Mídia paga

Como mencionado, as redes sociais oferecem formas de ganhar dinheiro sem precisar investir, mas também têm várias outras nas quais é preciso por algum valor. Essa alternativa é muito vantajosa para os negócios que querem crescer rápido e realizar vários testes inclusive de público.

Para dar um panorama geral, as mídias pagas muitas vezes são feitas a partir de impulsionamento de conteúdos variados como postagens, links, ofertas, entre outros. Elas são muito usadas para aumentar o alcance das postagens feitas nas redes sociais. Aqui vale explicar que nem tudo que um perfil posta no Instagram, por exemplo, alcança todos os seguidores. Pelo contrário: ele é mostrado para as pessoas que mais engajam com ele. Para ele chegar a todos os seguidores ou a um público que ainda não segue o perfil, o ideal é apostar na mídia paga.

A principal vantagem dessa opção é que as redes sociais permitem que o público-alvo de cada campanha seja muito bem segmentado. Ou seja, tanto a plataforma fornece dados de clientes, como você também consegue calibrar as anúncios de acordo com as personas do seu negócio. Por exemplo, em muitas delas é possível escolher atingir um público como: mulheres, de 25 a 35 anos, com formação superior e interesse em empreender.

Para usar as ferramentas de mídia paga é preciso estudar bastante, ainda mais se o foco é ganhar dinheiro a partir das redes sociais. Isso é importante para entender todos os atributos das ferramentas, assim como segmentar o público de forma adequada e com maiores chances de conversão. 

Outro cuidado muito grande que se deve ter é o de ajustar a campanha rapidamente de acordo com a geração dos resultados. Como citado, um dos grandes diferenciais da mídia paga é exatamente a velocidade de atingir o público, algo que é diretamente proporcional com o investimento programado. Ao mesmo tempo, é possível realizar diversas mudanças –  ou então pausar e iniciar outra – enquanto ela está rodando, caso ela não esteja performando como o esperado.

De qualquer forma, o importante é fazer esse acompanhamento de perto, se possível diariamente ou algumas vezes por semana, para não deixar a campanha rodando no automático e, com isso, perder grandes quantidades de dinheiro ao invés de ganhar. 

Se você quiser saber mais sobre como ganhar dinheiro nas redes sociais, confira nosso guia completo!