fbpx
formas de ganhar dinheiro no youtube

As formas de ganhar dinheiro no Youtube

Sumário

Estamos falando de uma das redes sociais mais lucrativas do mundo. Atualmente com mais de 2 bilhões de usuários, dentre eles várias marcas, a rede mudou e tem focado cada vez mais em atender as necessidades dos negócios. Isso significa que há mais possibilidades e formas de ganhar dinheiro no Youtube!

Além de contar com várias opções de mídia paga, assim como o Instagram e o Facebook, a plataforma de vídeos foi uma das primeiras a oferecer a monetização a partir da produção de conteúdo. Hoje, no entanto, ela não se restringe a essas opções, trazendo funcionalidades de cadastro de produtos para dentro dos canais assim como de remuneração e engajamento em lives, por exemplo. O quanto é arrecadado varia bastante, principalmente de acordo com a forma escolhida e quão bem é a sua performance, mas ainda assim pode ser uma quantia considerável.

Confira abaixo as formas de ganhar dinheiro no Youtube:

Monetização do canal

Como dito, o Youtube foi uma das primeiras redes a pagar pelo conteúdo produzido pelos usuários como forma de incentivá-los a continuar recheando a plataforma com vídeos de sucesso e atraindo mais público. Aqui vale frisar que nesse modelo, o cálculo da remuneração é geralmente feito com base no número de visualizações.

Para ser pago pela rede por meio de monetização, é importante que o canal faça parte do Programa de Parcerias do Youtube, que vai avaliar principalmente três pré-requisitos para um canal ser aceito ou não:

  • Oferecer vídeos 100% originais, sem infringir direitos autorais de outras pessoas
  • Ter 4 mil horas ou mais de conteúdo assistido nos últimos 12 meses
  • Ser aprovado em termos de tamanho do canal, tipo de conteúdo e engajamento da audiência

Anúncios nos vídeos

Apesar de nem todo mundo ser fã, os anúncios exibidos antes ou durante os vídeos são uma das maiores fontes de renda para produtores de conteúdo do Youtube. Aqui há dois vieses principais para ganhar dinheiro: tanto de quem faz o vídeo e cede o espaço para a publicidade quanto de quem paga pela por ela como forma de anunciar algum produto ou serviço. Nessa troca, o Youtube é o intermediário da equação, uma vez que a criação da propaganda e gerenciamento da campanha, por exemplo, são de total responsabilidade do anunciante.

Independente do lado em que o seu negócio se encontra, é imprescindível contar com um bom planejamento para incentivar o público a assistir os comerciais. Nesse caso, deve haver um esforço dos dois lados, pois quem está assistindo ao vídeo deve querer continuar independente da interrupção do anúncio e ele, por sua vez, deve ser instigante o suficiente para atrair a atenção da audiência para o seu produto. Afinal, quanto mais cliques e visualizações, mais o produtor de conteúdo ganha e mais chances da publicidade converter em vendas. Vale falar que é preciso que o usuário assista a pelo menos 30 segundos ou clique no vídeo.

Principais tipos de anúncios

Engana-se quem pensa que só há um tipo de anúncio dentro do Youtube. Confira abaixo quais são os principais e como funcionam:

Anúncios breves: com duração de mais ou menos seis segundos, esses anúncios podem aparecer antes ou no meio dos vídeos. Também conhecido como bumper ads e ele não pode ser pulado, ou seja, a pessoa é obrigada a assisti-lo inteiro.

Anúncios in-stream: com formato mais longo, pode aparecer no começo ou meio dos vídeos. O seu diferencial é dar ao público a possibilidade de pular depois de cinco segundos ou de assistir até o final.

Anúncios de video action: aparece como um banner levemente transparente sobre o vídeo, mas seu uso é restrito a computadores.

Super chat

Dependendo da região, os Super chats e Super Stickers estão disponíveis como formas de ganhar dinheiro em transmissões ao vivo que incentivam o engajamento do público. O contexto mais comum para sua utilização são shows ou lives bem movimentadas, com muita gente participando e interagindo. Nessa situação, é muito comum que o usuário mande comentários ou perguntas que não são lidas ou respondidas pelo criador de conteúdo exatamente porque elas somem muito rápido devido à alta demanda. É aqui que o Super chat entra.

Essa funcionalidade é usada da seguinte forma: durante uma live, o público terá a opção de impulsionar o próprio comentário para ter mais chance do produtor de conteúdo ler e, se for uma pergunta, respondê-lo. Quanto mais alto o valor pago pelo Super chat, mais tempo a mensagem ficará em destaque.

Clube do Canal

Funcionalidade disponível somente para canais com mais de 30 mil inscritos, o Clube do Canal é um tipo de financiamento coletivo. Ou seja, os inscritos no canal têm a opção de contribuir mensalmente para ajudar e incentivar a produção daquele conteúdo. Em troca, eles têm acesso a brindes (definidos pelo criador), assim como conteúdos exclusivos em primeira mão, alguns exemplos são prévias de próximos vídeos, por trás das câmeras, entre outros.

Youtube Premium

Essa função não está muito nas mãos de quem tem um canal, mas é outra forma de ganhar dinheiro. No caso, quando um assinante do Youtube Premium assiste a um conteúdo, parte da sua assinatura é convertida em pagamento para o canal. Aqui a única estratégia possível é fazer um conteúdo relevante que atraia não só a audiência normal como o os usuários pagos.

Lojinha de Produtos no Canal

Não é só diretamente com conteúdo que é possível ganhar dinheiro no Youtube. Para os canais que têm mais de 10 mil seguidores, é possível cadastrar produtos da sua marca ou negócio no canal e vendê-los por meio da plataforma. No total, é possível fazer até 12 cadastros, que podem ser mostrados de forma automática ou selecionados manualmente embaixo dos vídeos do canal. 

Uma das funcionalidades dessa ferramenta é exatamente promover algum produto específico em uma live. Assim, ele fica em destaque no topo da tela durante toda a exibição do conteúdo.

Nessas duas opções vale oferecer produtos que conversem de alguma forma com o conteúdo do vídeo ou que sejam citados nele.