fbpx
Instagram

Como usar o Instagram para potencializar seus negócios

Sumário

Com uma audiência de mais de 1 bilhão de pessoas, o Instagram oferece um alcance absurdo para as marcas. Segundo a Hootsuite, 90% dos usuários do Instagram seguem pelo menos uma empresa na plataforma. Com esses números, torna-se imprescindível – do pequeno ao grande – a presença na rede social para alavancar os negócios.

Para alcançar seus objetivos, você precisa saber para onde está indo

Primeiro de tudo, você precisa entender que todas as redes sociais são ferramentas. Mas você não conseguirá usar essas ferramentas de forma eficaz, ao menos que saiba o que está tentando construir. O marketing do Instagram pode significar coisas diferentes para diferentes negócios. Se pergunte: estou tentando criar uma presença online para minha empresa? Estou tentando fazer minha marca mais conhecida? Quero adquirir novos clientes? Quero vender produtos diretamente do aplicativo?

Você pode até querer combinar vários resultados diferentes. Mas você precisa saber aonde quer que sua estratégia do Instagram o leve. E para isso, você precisa deixar a casa arrumada para quando te encontrarem, estar tudo limpo e atrativo.

Tenho meus objetivos. Como arrumar a casa? Como otimizar meu perfil?

Em apenas 150 caracteres, sua biografia do Instagram precisa causar uma ótima primeira impressão, transmitir a personalidade da sua marca e dizer às pessoas porque elas devem te seguir. Isso é pedir muito de um espaço pequeno.

Felizmente, você também possui alguns outros campos para mostrar o que é sua marca e tornar mais fácil para as pessoas encontrarem você. Seu nome, seus URLs, sua categoria, suas informações de contato, botões de call-to-action. Tudo isso pode parecer simples, mas é o primeiro passo para tornar seu perfil otimizado e atrativo aos olhos de quem procura por um serviço profissional.

Mais do que isso, você precisa ser visual. Escolha a foto de perfil certa. Isso ajuda a fornecer credibilidade e permite que os visitantes vejam rapidamente quem você é. 

Instagram é a rede social mais visual – e isso vai além da otimização do perfil

Se otimizando seu perfil você precisa ser visual, imagina no seu conteúdo. Você não precisa de equipamento profissional para produzi-lo, mas suas fotos e vídeos precisam ser nítidos, bem iluminados, bem compostos e com foco, no mínimo.

Se você estiver usando imagens que não sejam fotos, como infográficos ou animações, certifique-se de que sejam nítidas, claras, fáceis de ler e atraentes. Boas fotos são legais, mas se não contarem uma história ou não deixarem os espectadores empolgados, seu ciclo de vida não terá fôlego.

Lembre-se de que um conteúdo atraente pode aumentar seu alcance se as pessoas compartilharem seus posts. Portanto, ao pensar em como divulgar seu negócio no Instagram, concentre-se na criação de conteúdo que valha a pena compartilhar.

O visual do Instagram deve ser consistente em suas postagens, ajudando os seguidores a reconhecer facilmente o seu conteúdo em seus feeds.

O Instagram é visual – mas você precisa escrever ótimos textos

É verdade que acabamos de dizer que o Instagram é uma rede social visual. Mas isso não significa que você pode negligenciar o que acompanha a imagem: o texto. A voz da sua marca é tão importante quanto a aparência da sua marca. Como seu visual, deve ser consistente nas postagens.

As legendas do Instagram podem ter até 2.200 caracteres, então você pode usá-las para tudo, desde uma piada rápida até uma narrativa detalhada. Dito isso, apenas as duas primeiras linhas de texto aparecem no feed de notícias sem o botão “mais”. Coloque todas as informações importantes nessas duas primeiras linhas.

Hashtags são suas aliadas

Hashtags são uma forma importante de aumentar sua visibilidade no Instagram. O recomendado é o uso de cinco a nove hashtags por post. Mais do que isso, pode parecer spam e o uso irrelevante do recurso. Para obter o máximo de benefícios, escolha aquelas que são específicas para o seu nicho.

Engajamento é uma via de mão dupla

Se você quer engajamento no Instagram, você também precisa se engajar. Publicar conteúdo de qualidade é ótimo, mas se você ignorar os comentários e nunca interagir com nenhum outro perfil, você acabará isolado.

Responda, no mínimo, aos comentários que os usuários postarem em seu feed. Mas também procure outros perfis em seu nicho, siga-os, curta e comente suas postagens. Torne-se visível de uma forma não promocional.

Se alguém marcar você em uma postagem, verifique e procure oportunidades de engajamento. Fixar comentários que possam desencadear conversas, é uma forma de incentivar mais engajamento em suas postagens.

Stories são ouro

Stories são uma parte fundamental de uma boa estratégia de marketing do Instagram. Por seu caráter temporário, o recurso fornece uma oportunidade de se conectar com seguidores e construir relacionamentos, já que são vistos como conteúdos mais “reais”.

Tenha uma mensagem em mente, mesmo para este formato. Pense rápido: use várias “cenas” curtas e transmita sua mensagem nos primeiros 3 segundos. Forneça aos espectadores informações valiosas ou links para recursos úteis. Como seu feed do Instagram, seus Stories devem estar alinhados com a voz e estética de sua marca.

Você pode criar álbuns de destaque para manter o conteúdo de seus Stories principais, para que ele não desapareça após 24 horas. Seus álbuns de destaque aparecem logo abaixo de sua biografia – e você pode criar capas personalizadas para cada um.

Usado de forma eficaz, isso adiciona todo um componente extra à sua biografia, dando aos seguidores em potencial muito mais informações sobre seu negócio e por que eles deveriam segui-lo no Instagram.

Experimente os Reels

Essa é a resposta do Instagram ao TikTok. O formato, muito atrativo para as novas gerações, é uma forma de aquisição de um público nativo da plataforma. Funciona como uma extensão dos Stories, em tempo, recursos visuais e maneiras de se comunicar.

Estude sobre anúncios do Instagram

A maneira mais segura de apresentar seu conteúdo a um novo público é veicular um anúncio no Instagram. Você pode segmentar seus anúncios com base em localização, dados demográficos, interesses, comportamentos, público-alvo. 

Refine sua estratégia com análises

A maneira mais eficaz de melhorar seus resultados é aprender com o que você já fez. Estude todas as informações disponíveis no Instagram Insights.

Se esse conteúdo sobre Instagram te interessou, não deixe de conferir nosso guia completo sobre como Monetizar suas Redes Sociais e se aprofundar ainda mais no assunto!