fbpx
5 maneiras de obter mais visualizações por meio das recomendações do Youtube

5 maneiras de obter mais visualizações por meio das recomendações do Youtube

Sumário

O Youtube é o segundo maior site do mundo. 2 bilhões de pessoas o usam mensalmente. Sim, o Youtube é uma rede social, mas também é um mecanismo de pesquisa. E com tudo igual, uma das principais estratégias para obter mais visualizações é otimizar seus vídeos para pesquisa.

Em outras palavras, quando uma pessoa digita as palavras-chave escolhidas, você deseja que a classificação do seu vídeo esteja no topo da lista de resultados pesquisados. Isso significa que você precisa saber o que seu público está procurando.

A classificação nos resultados de pesquisa é a melhor maneira de obter novos visitantes – não apenas os inscritos e pessoas que já estão interessadas em seu canal.

Mas isso é mais fácil dizer do que fazer. Então, o que você pode fazer para melhorar a classificação de pesquisa do seu vídeo no YouTube?

Mantenha uma premissa ou formato consistente para seu canal do Youtube

Consistência é a base para o sucesso no Youtube – sem ela, você pode chamar a atenção, mas não conseguirá mantê-la. Os canais que encontram sua consistência são capazes de aumentar de forma sustentável sua base de inscritos, porque torna mais fácil para as pessoas decidirem assistir mais de seus conteúdos.

Sempre que um vídeo tem a “sorte” de se tornar viral, ele realmente tem uma chance melhor de converter cada espectador de passagem em um inscrito, devido à aderência da premissa e à consistência que eles podem encontrar no restante do conteúdo do canal.

Alimente o mecanismo de recomendação com outras fontes

As recomendações baseiam-se principalmente em como os espectadores viram e interagiram com seus vídeos no passado. O YouTube precisa de dados para basear as recomendações e não há dados sem que as pessoas assistam aos seus vídeos. Portanto, promova! Envie seus vídeos na sua lista de e-mail. Faça parcerias com a imprensa e outros influenciadores. Invista em redes sociais.

Mas, acima de tudo, concentre-se no SEO e na obtenção de mais inscritos, não apenas para obter visualizações, mas também porque o que um usuário consome repetidamente na plataforma e o que um usuário se inscreve são os principais sinais que o algoritmo do Youtube usa para fazer recomendações personalizadas.

Crie miniaturas atraentes – e que serão clicadas

Dê uma olhada no Youtube e você verá que não faltam rostos expressivos nas miniaturas (thumbnails) dos vídeos. De acordo com um estudo da Netflix sobre o desempenho de arte na plataforma, “as emoções são uma forma eficiente de transmitir nuances complexas. É bem sabido que os humanos são programados para responder aos rostos – vimos que isso é consistente em todos os meios. Mas é importante notar que os rostos com emoções complexas superam as expressões estóicas ou benignas”.

Se você não tem rostos emotivos em seus vídeos, também pode usar miniaturas que transmitem ação para provocar uma resposta emocional. Siga a “regra dos terços” para compor sua imagem em miniatura.

A regra dos terços é uma forma simplificada de atingir a “proporção áurea”, que estudos mostraram que minimiza o tempo que nosso cérebro leva para processar uma imagem. Esta diretriz de composição de imagem sugere que você posicione seu ponto de interesse não no centro da imagem, mas no primeiro ou último terço do quadro.

Embora seja mais uma orientação do que uma regra de fato, criar sua miniatura dessa maneira permite que você atraia a atenção do usuário para a “mensagem” mais importante em sua imagem.

E então, se eles acharem a imagem atraente o suficiente, eles lerão o título. Por que também não adicionar algum texto à miniatura para ajudar os espectadores a se decidirem?

O texto pode ser o título do seu vídeo ou até mesmo um punhado de palavras relacionadas ao seu gancho. Independentemente do que você escolher, se mais de um terço de seus espectadores estão acostumados a “ler” miniaturas no celular, certifique-se de que suas próprias miniaturas possam se comunicar sobre o que é seu vídeo, mesmo sem o título.

Engaje, retenha!

Fazer com que as pessoas vejam seus vídeos é uma coisa. Fazê-los assistir a um vídeo completo é outra. 

Felizmente, você pode melhorar a taxa de conclusão de seu vídeo (e ganhar mais tempo de exibição) com algumas técnicas simples. Primeiro, comece incorporando um “gancho” na introdução de seu vídeo. 

Trabalhe partes técnicas, como transcrever seus vídeos para que as pessoas possam assisti-los sem som. Ajuste a duração de seus vídeos de acordo com suas análises (quão longe os espectadores realmente chegam antes de sair?)

Não use o mesmo enquadramento por muito tempo ou você pode entediar o espectador (é por isso que os cortes são populares no YouTube). Se o seu vídeo for longo, salpique momentos de interrupção que redirecionem a atenção do espectador quando ele começar a divagar.

Otimize seu canal

Você também pode otimizar o tempo de exibição no nível do canal, empregando estratégias que envolvem o consumo e a consistência do vídeo.

  • Use cartões para recomendar manualmente vídeos relacionados;
  • Vincule a vídeos em listas de reprodução sempre que você compartilhar, para que o próximo vídeo que o usuário assistir seja sempre um de sua preferência;
  • Desenvolva um formato consistente desde a miniatura até o próprio vídeo – se os espectadores gostarem de um de seus vídeos, eles devem ser capazes de presumir que vão gostar de seus outros vídeos;

Se esse conteúdo sobre Youtube te interessou, não deixe de conferir nosso guia completo sobre como Como Ganhar Dinheiro no Youtube e se aprofundar ainda mais no assunto!