fbpx
métricas do Youtube

4 métricas essenciais que você precisa olhar no seu canal do Youtube

Sumário

O Youtube é o segundo mecanismo de busca mais usado no mundo, atrás apenas do Google. Isso significa que há uma chance muito grande de que seus clientes estejam assistindo à plataforma e procurando por conteúdos relacionados ao seu nicho.

O que todas as grandes estratégias do Youtube têm? Métricas muito bem analisadas. As métricas nos dizem quando estamos indo bem e quando estamos indo mal. Elas são nosso farol quando estamos no mar tentando encontrar terra firme. Se você deseja expandir seu canal no Youtube, aqui estão as 4 métricas mais importantes para acompanhar seu crescimento.

Tempo de exibição (watch time) de cada vídeo no seu canal do Youtube

O tempo de exibição é a quantidade de um vídeo que alguém assiste. No Youtube, eles vão calcular a média do seu tempo de exibição para cada vídeo e informar em suas análises. Não se assuste se descobrir que seu tempo de exibição não é 100% para todos os vídeos. Isso é como obter uma taxa de conversão de 100%.

O tempo de exibição é uma métrica extremamente importante para seu crescimento, pois mostra se o seu conteúdo está respondendo bem ao problema do seu espectador. Se os espectadores não acharem que estão recebendo o que lhes foi prometido, eles sairão antes do fim do seu vídeo. Por outro lado, se eles sentirem que você os está educando e mantendo sua atenção, você terá ótimas métricas de tempo de exibição.

Sempre buscaremos um tempo de exibição acima de 40% em cada vídeo e usaremos os que possuem essa taxa como modelo geral seguir em vídeos futuros.

Taxa de cliques

A taxa de cliques (CTR) informa a frequência com que um vídeo está sendo clicado. Quando seus vídeos atingem uma CTR alta, você está fazendo algo certo. Pode ser que seu título seja impactante ou sua thumb esteja atraente. Se você possui uma CTR inferior a 5%, comece a repensar sua estratégia.

Vídeos mais populares no Youtube

Você encontrará seus vídeos mais populares acessando sua página do Youtube, clicando na opção de filtro e escolhendo “Mais populares”. Isso mostrará os que mais bombaram em ordem decrescente.

Essa métrica vai ajudar a expandir seu canal no Youtube, sendo uma linha direta de comunicação entre você e o seu cliente. Que conteúdo você criou eles estão realmente gostando? E mais importante? Quais serão os próximos nesse modelo?

Outro bônus sobre essa métrica é que você também pode ver quais são os vídeos mais populares de seus concorrentes. Isso lhe dará mais ideias de conteúdo, bem como validará o conteúdo que seus espectadores desejam ver. Se eles têm um público semelhante ao seu, você sabe que provavelmente seu público também deseja ver esse conteúdo.

Informações do público-alvo

Conhecer seu público é a chave para criar o conteúdo que eles desejam e para ter certeza de que você está criando para as pessoas certas. Existem duas métricas a serem observadas aqui.

A primeira são as fontes de tráfego interno. Isso informa quantos espectadores assistiram ao seu vídeo, tendo-o sugerido a eles, encontrando-o na pesquisa do Youtube, escolhendo-o em seu canal.

A segunda é olhar para suas fontes de tráfego externo. Quantos espectadores vieram de uma pesquisa do Google, Facebook, um site ou um link em um e-mail que receberam?

Conhecer essas métricas mostra de onde vem seu público e o que você está fazendo certo ou errado. Por exemplo, se você está vendo que muitas das suas visualizações vêm da pesquisa do Youtube, você está fazendo um ótimo trabalho na criação de vídeos que seu público pesquisa.

Se você está enviando um e-mail para 100 mil pessoas todas as semanas com seu vídeo mais recente e não está vendo um retorno compatível – seus assinantes não estão mordendo a isca para assistir a seus vídeos. Se é importante que eles os observem, é hora de criar uma nova estratégia.

Se esse conteúdo sobre métricas de Youtube te interessou, não deixe de conferir nosso guia completo sobre como Como Ganhar Dinheiro no Youtube e se aprofundar ainda mais no assunto!