fbpx
métricas para Facebook

Estratégia de Facebook: você precisa rastrear essas 5 métricas

Sumário

Sejamos honestos, o Facebook fornece muitos dados. A única outra rede que chega perto é o Twitter. A quantidade de informações que você pode obter do Facebook sobre o desempenho de suas postagens, dados demográficos do público e rastreamento de campanha é incrível.

Embora ter todas essas informações disponíveis seja bom, só é útil se você entender quais dados são valiosos para o momento da sua empresa. É por isso que reunimos 5 métricas do Facebook que sua marca precisa rastrear.

Engajamento

O engajamento mede o número de vezes que alguém agiu em suas postagens. Isso pode significar clicar em um link, compartilhar sua postagem, reagir ou deixar um comentário.

Existem algumas maneiras de rastrear o engajamento. A primeira é por meio do Facebook Insights.

Trata-se de uma das métricas mais importantes do Facebook que você pode rastrear. Por um lado, o engajamento é um sinal de que as pessoas realmente gostam do conteúdo que você está compartilhando. Mas outro motivo pelo qual é tão valioso é que pode dar às suas postagens mais exposição para o seu público.

Como você sabe, o Facebook usa um algoritmo para determinar onde suas postagens aparecem no Feed de notícias de seus seguidores. O objetivo do algoritmo é revelar postagens nas quais os usuários provavelmente estão mais interessados.

Se uma de suas postagens receber uma tonelada de engajamento, isso sinaliza para o Facebook que é popular, então eles estarão mais propensos a revelá-lo para seus seguidores.

Alcance

Alcance é o número de pessoas por quem seu conteúdo é visto no Facebook. Isso pode ser feito por meio de esforços pagos ou orgânicos.

Como mencionamos anteriormente, o Facebook mudou para um feed baseado em algoritmos. Como resultado, muitas empresas viram quedas drásticas na quantidade de pessoas que seu conteúdo alcança organicamente. 

Portanto, mesmo que você tenha conquistado um grande público, isso não significa que todos verão suas postagens. É aí que o alcance entra em jogo. Você pode ter uma visão geral do seu alcance também acessando a página Insights.

Nem todos os seus posts recebem o mesmo nível de sucesso. Isso ilustra a importância de rastrear o alcance. Ajuda você a aprender e entender o que seu público gosta e por que certas postagens superam outras.

Impressões

Outra métrica do Facebook relacionada à visibilidade de suas postagens são as impressões. Enquanto o alcance informa quantas pessoas viram suas postagens, as impressões medem o número de vezes que elas foram vistas. Isso inclui se uma postagem foi vista várias vezes por um único usuário.

As impressões podem dar uma boa ideia da natureza “viral” de uma postagem. Por exemplo, se uma pessoa viu uma postagem uma vez em seu feed e depois novamente quando um amigo compartilhou, isso são duas impressões.

Com todo o conteúdo sendo jogado aos consumidores diariamente, especialmente no Facebook, fazer com que seu conteúdo seja visto várias vezes é necessário para que as pessoas interajam. 

Tráfego de referência

O tráfego de referência é a quantidade de visitantes que seu site recebe do Facebook. Isso inclui o tráfego de pessoas que clicam em links em suas postagens, o tráfego de outras pessoas que compartilham seus artigos ou visitas no link de seu perfil.

O Facebook é ótimo para construir e alimentar sua comunidade. Mas, eventualmente, você vai querer tirá-los do Facebook e colocá-los em seu site para concluir uma ação.

Para realmente medir o sucesso do conteúdo que você compartilha no Facebook, você precisa olhar para o seu tráfego de referência. Se você notar que o tráfego de referência do Facebook está diminuindo, pode ser um sinal de que: seu público não gosta do conteúdo que você está compartilhando; você está tendo menos alcance; seus títulos ou descrições não atraem as pessoas.

Curtir e seguir páginas do Facebook

Curtidas na página é o número de pessoas que seguem sua marca no Facebook. Eles gostaram de sua página ou optaram por ter suas postagens exibidas em seu feed. Você pode pensar neles como fãs ou assinantes.

Você pode ver o seu número total de curtidas ou seguidores diretamente na sua página do Facebook.

Se você quiser se aprofundar mais, pode visitar a guia Curtidas nos relatórios. Aqui, você pode ver a tendência de curtidas da sua página ao longo do tempo, bem como o número de curtidas e uma divisão de curtidas orgânicas ou pagas.

As curtidas de página costumam ser consideradas uma métrica de vaidade. Eles não representam o sucesso de seus esforços de marketing no Facebook em comparação com engajamento, alcance ou outras métricas.

Mas é aqui que é importante. Curtir na página mostra o tamanho do seu público no Facebook. Com o tempo, esse número deve crescer. Se você ficar preso com o mesmo número de curtidas por meses, isso significa uma de duas coisas: você está perdendo o mesmo número de likes que está ganhando; ou novas pessoas não estão seguindo você.

Idealmente, você deseja reter seus seguidores atuais e adicionar novos. Mas se você não estiver medindo o crescimento de seu público, ficará no escuro.

Se esse conteúdo sobre métricas de Facebook te interessou, não deixe de conferir nosso guia completo sobre como Digitalizar seu Negócio e se aprofundar ainda mais no assunto!