fbpx
métricas de Instagram

5 métricas vitais para sua estratégia de Instagram

Sumário

Se você é novo no mundo dos dados e análises, saber quais métricas do Instagram monitorar pode parecer uma tarefa difícil. Mas a verdade é que compreender e analisar essas métricas pode ser revolucionário para o crescimento da sua marca.

Para ajudar a tornar essa missão mais fácil, compartilhamos 5 métricas do Instagram para você ficar de olho e incluir dentro da sua estratégia. Confira:

Alcance

Quando se trata de monitorar o desempenho de sua marca no Instagram, alcance é uma das métricas mais importantes a se levar em consideração. O alcance mostra quantas contas únicas viram uma postagem sua e, portanto, quanto reconhecimento você está conquistando.

Portanto, se seu objetivo é aumentar o conhecimento da marca e alcançar o maior número possível de usuários, você deve se concentrar em aumentar seu alcance no Instagram.

Se uma postagem receber um alcance maior (ou menor) do que o normal, você pode usar esses resultados como uma visão para postagens e stories futuros. Quais hashtags você usou? O seu CTA (call to action) foi otimizado para engajamento? Houve algo diferente no tipo de imagem que você compartilhou que poderia ter resultado em um engajamento maior (ou menor)?

Todos esses fatores podem ter um impacto direto no alcance de uma postagem, portanto, vale a pena observar todas as alterações que podem contribuir para um aumento ou diminuição em suas métricas.

Salvamentos

Com os salvamentos do Instagram, os usuários podem salvar uma postagem para consumi-la mais tarde. Ao rastrear o número de salvamentos que suas postagens recebem ao longo do tempo, você pode entender qual conteúdo solicita o maior número de salvamentos e usar isso para orquestrar sua estratégia futura.

Considere o tipo de conteúdo que seu público provavelmente salvaria como uma referência para explorar, como citações ou carrosséis com dicas ou como fazer algo.

Taxa de engajamento

Sua taxa de engajamento no Instagram é um indicador chave de quão bem o seu público está respondendo ao seu conteúdo. Se seus seguidores estão comentando, curtindo, salvando e compartilhando seu conteúdo, sua taxa de engajamento irá mostrar isso.

Então, como você calcula essa taxa? Não existe uma regra, mas o consenso geral é que está relacionado a este cálculo: divida o número total de curtidas e comentários pela contagem de seguidores e multiplique por 100 para obter uma porcentagem.

Se você perceber que sua taxa de engajamento é alta, significa que uma grande parte das pessoas que o seguem estão ativamente engajadas com seu conteúdo – você está no caminho certo.. Por outro lado, se sua taxa de engajamento for baixa, isso pode significar algumas coisas: talvez seu conteúdo não esteja atraindo seus seguidores ou você não esteja postando no momento certo.

Ficar de olho nessa métrica é a chave para o sucesso de longo prazo, pois você pode apontar exatamente o que ressoa com seu público – e usar esse insight valioso ao seu favor futuramente.

Stories

Os stories são uma das melhores maneiras de construir um relacionamento mais forte com seu público – e rastrear suas visualizações, quem navegou por eles, por quais stories. Cada stories terá suas próprias métricas – incluindo respostas, impressões e navegações.

Você pode usar as métricas para cada slide para saber o que prende a atenção do seu público, o que eles tocam de volta e o que os faz pular do seu conteúdo. Aqui estão três maneiras de medir seu sucesso em stories:

1 – Visualizações

A taxa de visualizações mede a porcentagem de pessoas que seguiram seus stories do início ao fim. Lembre-se de que isso só se aplica se você tiver mais de um slide de stories. Para calcular essa métrica, pegue o número de visualizações do seu último stories no ar, divida pelo número de visualizações do primeiro ativo e multiplique por 100. Isso lhe dará uma porcentagem de quantas pessoas assistiram do começo ao fim.

2 – Desistência

O primeiro slide dos seus stories deve chamar a atenção do público para que ele se sinta compelido a assistir e se envolver com a coisa toda. Para entender quantas pessoas desistem depois desse seu primeiro slide, você pode calcular sua taxa de desistência. Nesse caso, pegue o número de visualizações do seu primeiro stories no ar, divida pelo número de visualizações do último ativo e multiplique por 100.

3 – Retenção

Retenção é a taxa de quem conclui um stories seu. Ela mede a porcentagem de espectadores que assistem a toda a extensão do slide (em vez de clicar após 1 segundo). Não há uma maneira fácil de calcular isso manualmente: número de impressões, menos número de saídas, dividido de novo pelas impressões. 

Vendas

Junto com os recursos de compras embutidos do Instagram, você também pode direcionar as pessoas ao seu site, adicionando parâmetros a quaisquer links que usar. Ao fazer isso, você poderá acompanhar as conversões usando, por exemplo, o Google Analitycs, incluindo quanta receita você ganhou. Essa é uma ótima maneira de entender não apenas quanto tráfego seu conteúdo gera, mas o que se converte em vendas reais. 

O Instagram também tem uma grande vantagem para as marcas que vendem online: um link clicável na biografia. É uma das ferramentas mais valiosas para direcionar o tráfego e as vendas do Instagram. Você pode transformar seu feed do Instagram em uma página de destino clicável que é otimizada para impulsionar e rastrear vendas.

Se esse conteúdo sobre métricas de Instagram te interessou, não deixe de conferir nosso guia completo sobre como Digitalizar seu Negócio e se aprofundar ainda mais no assunto!