fbpx
funil de vendas

O que é um funil de vendas e qual a importância da estratégia para o seu negócio?

Sumário

Todo mundo que tem um negócio online precisa criar um funil de vendas para converter meros visitantes em potenciais clientes. Se você não fizer isso, dificilmente ganhará dinheiro. Sua meta principal com o funil de vendas é fazer com que as pessoas naveguem através de estágios de confiança até que estejam prontas para comprar.

Mas afinal, o que é um funil de vendas?

Um funil de vendas é um conceito de marketing que mapeia a jornada de um cliente ao fazer qualquer tipo de compra. O modelo usa um funil como analogia, porque um grande número de clientes em potencial pode começar na extremidade superior do processo de compras, mas apenas uma fração dessas pessoas acaba realmente fazendo uma compra.

Conforme um cliente em potencial passa por cada estágio do funil, isso significa um compromisso mais profundo com a meta de compra. Os 4 estágios básicos do funil de vendas são: consciência, no topo; interesse e decisão, descendo; e ação, no fundo do funil.

Desde a primeira vez que seu cliente em potencial ouve falar de você até o momento em que compra, ele passa por diferentes estágios de seu funil de vendas. Essa jornada pode variar de um cliente para outro, dependendo de suas personas de compra, seu nicho e os tipos de produtos e serviços que você vende.

Estágio 1 do Funil de Vendas: Consciência

Nesse estágio, o cliente aprende sobre sua solução, produto ou serviço. É quando eles visitam o seu site pela primeira vez, que encontraram em um anúncio, na pesquisa do Google, em uma postagem compartilhada nas redes sociais ou outra fonte de tráfego.

Estágio 2: Interesse

Nesse estágio, o cliente está procurando ativamente soluções para seus problemas e maneiras de atingir seus objetivos. Eles procuram soluções no Google. É quando você pode atraí-los com um ótimo conteúdo. Agora é a hora em que ele expressa seu interesse pelo seu produto ou serviço. Ele segue você nas redes sociais e te dá a contrapartida do lead.

Estágio 3: Decisão

Nesse estágio, o cliente está tomando a decisão de aproveitar as vantagens de sua solução. Eles estão prestando mais atenção ao que você oferece, incluindo diferentes pacotes e opções, para que ele possa tomar a decisão final de compra. É quando as ofertas de vendas são feitas.

Estágio 4: Ação

Nesse estágio, o usuário está se tornando um cliente de fato, ao finalizar o negócio com você. Eles estão assinando o contrato e clicando no botão de compra. 

Estágio pós funil: Retenção

Nesta fase, o cliente está a bordo da sua empresa. Requer que você se concentre em manter os clientes satisfeitos, a fim de convertê-los em clientes recorrentes e defensores da marca. O boca a boca é uma força poderosa e ninguém pode fazer isso melhor do que um cliente satisfeito.

Para manter os clientes satisfeitos, você precisa ajudá-los em todos os aspectos e problemas relacionados ao que compraram de você. Basicamente, você deseja que eles permaneçam engajados com seu produto ou serviço. Você pode fazer isso compartilhando conteúdos como: e-mails, ofertas especiais, guias de uso do produto, assistência técnica.

Se esse conteúdo sobre Funil de Vendas te interessou, não deixe de conferir nosso guia completo sobre como Monetizar suas Redes Sociais e se aprofundar ainda mais no assunto!