fbpx
Planejamento de conteúdo para ganhar dinheiro

Para ganhar dinheiro é necessário um bom planejamento de conteúdo para redes sociais

Sumário

Quando o assunto é redes sociais, estamos falando de conteúdo. Ele pode ter diversos focos: engajamento do público, atendimento, ganhar dinheiro ou vários de uma só vez. No entanto, para que eles funcionem entre si, tanto organicamente como em um estratégia de mídia paga, é preciso que seja elaborado um planejamento de conteúdo bem estruturado levando muitos aspectos em consideração. O primeiro deles é o público e as redes sociais.

Definir público: primeiro passo para o planejamento de conteúdo eficaz de olho em ganhar dinheiro com redes sociais

Para ganhar dinheiro nas redes sociais, o público-alvo e as plataformas devem ser escolhidos primeiro. Isso, porque cada rede social tem um foco e atrai um público diferente. Por exemplo, o Facebook é um bom lugar para atrair clientes físicos que podem ser segmentados, com opções de vídeos e imagens para anúncios; já o Linkedin é mais indicado para parcerias ou então para negócios B2B, já que o seu foco é mais em mercado de trabalho.

Dessa forma, dependendo do público-alvo que a empresa quer atingir, é preciso estudar a fundo a rede social antes de investir em qualquer ação nela – inclusive criar um perfil. Afinal, é preferível focar todos os esforços nos lugares onde os seus potenciais clientes se encontram do que gastar tempo em outros só porque outras empresas estão lá.

Depois dessa etapa, é hora de entrar de cabeça nas funcionalidades de cada rede social.

Formatos de anúncio para redes sociais: como planejar para ganhar dinheiro

Como citado, cada rede social atrai um tipo de público-alvo, mas além disso cada uma tem ferramentas diferentes que podem ajudar o seu negócio a ganhar dinheiro. Para saber em detalhes quais são elas, confira como ganhar dinheiro com mídia paga nas principais redes sociais. Aqui, vamos discutir de forma mais abrangente os diferentes tipos de anúncios e no que é preciso pensar na hora de elaborar cada um. 

Antes disso, no entanto, certifique-se que os seus anúncios estejam de acordo com o planejamento estratégico para guiar o conteúdo em termos de objetivos e metas. Afinal, o planejamento de conteúdo deve ser pensado dentro de uma estratégia que faça sentido para a empresa.

Abaixo, confira os tipos de anúncios que são oferecidos nas principais redes sociais e o que considerar ao elaborar cada um:

Anúncios de catálogo

Não é possível disponibilizar todos os produtos da marca em um anúncio de catálogo só. Portanto, é interessante separá-los em campanhas diferentes seguindo algum tema em comum. Alguns exemplos são: anúncios dos produtos mais vendidos e anúncios focados em cada persona do negócio. No último caso, é possível fazer grupos com ofertas complementares ou semelhantes. Por exemplo, levando em consideração personas que gostem de animais de estimação é uma boa pedida fazer um anúncio com um catálogo com vários produtos relacionados ao tema, oferecendo canecas de gatinho, pantufa com tema de cachorro, entre outros.

Anúncios de imagem

Em relação a campanhas de imagem a principal mudança é a oportunidade de impressionar o cliente, que no caso é uma só. Um anúncio de imagem deve contar com uma foto muito chamativa e direta, que atraia o público a realizar a compra ou entrar em contato com a rede social da empresa. Mas é preciso pensar bem, uma vez que não adianta só ser uma imagem linda, ela precisa passar a ideia do anúncio sem ter muito texto.

Uma ideia aqui, por exemplo, é contar com uma foto de um produto bem bonito com o nome dele e o preço ao lado. Se quiser chamar ainda mais atenção para uma promoção, por exemplo, uma boa pedida é trazer o escrito “Últimas peças” e mostrar o preço anterior riscado e o atual embaixo.

Anúncios de vídeo

Os anúncios de vídeo contam com diferentes formatos, tanto de duração quanto de tipo de filmagem. Para conhecer a fundo as opções, é bom separá-las por tipo de duração.

Curtos: tendo como base vídeos de até 30 segundos, esse formato pede uma comunicação muito mais direta, sem espaço para desenvolver uma narrativa elaborada. Portanto, independente de ser uma filmagem com pessoas ou uma animação, é importante que nos primeiros segundos a proposta do anúncio já esteja clara para o cliente. Por exemplo, se for uma promoção da loja, anunciar isso logo no começo e, depois, focar em mostrar os principais produtos que estão participando, com os preços antes e depois.

Longos: já para formatos com mais de 30 segundos é possível apostar em uma explicação mais robusta, mas não deixar de usar o começo do vídeo para criar curiosidade no público para assistir até o fim ou para já apresentar a proposta de valor. Para o caso de anunciar um serviço, por exemplo, uma opção é no começo falar da solução que o seu negócio traz para o problema e a partir daí explicar com detalhes as principais ferramentas oferecidas, os diferenciais, entre outros.

Anúncios de mensagem

Para as redes sociais que permitem criar anúncios de mensagens diretas, é bom ter um cuidado redobrado para não afastar clientes, uma vez que é uma área privada dele. O tipo de conteúdo considerado para esse formato deve ser muito ligado ao relacionamento e contato do cliente com o seu negócio, apostando mais em uma continuação de conversa ou lembrete sobre algum produto do que uma primeira abordagem, por exemplo.

Para ganhar dinheiro, é preciso ter cuidados no planejamento de conteúdo

Alguns cuidados devem ser tomados para o planejamento de conteúdo ser bem sucedido e fazer seu negócio ganhar dinheiro por meio das redes sociais. O primeiro deles é contar com estratégias específicas, como fazer chamadas para ação (exemplo: compre aqui!) conhecidas como Call To Action (CTA). Combinadas a anúncios otimizados de acordo com interesse do público, elas podem ser muito eficazes para trazer resultados.

O segundo cuidado é não focar somente em mídia paga: é preciso que as redes sociais da empresa tenham conteúdos que engajem os clientes, diluindo a publicidade, afinal, um público engajado tem mais chances de consumir os produtos. Ao mesmo tempo, as postagens também podem reforçar os anúncios e ofertas. Aqui é importante ter um bom planejamento de conteúdos para as redes sociais no geral, o que ajudará a trazer equilíbrio entre esses tipos de postagem. 

Se você quiser saber mais sobre como ganhar dinheiro com redes sociais, não deixe de conferir nosso guia completo!