fbpx
Ganhar dinheiro nas redes sociais

Para ganhar dinheiro nas redes sociais é necessário planejamento estratégico

Sumário

Ganhar dinheiro nas redes sociais não é algo que acontece de um dia para o outro ou que conta com pura sorte. Afinal, mesmo que seja assim que um perfil possa viralizar, ele definitivamente não consegue manter o sucesso nesse ritmo. Ou seja, para se dar bem nessas plataformas é preciso de um planejamento estratégico. Se você tiver interesse em se aprofundar no assunto, confira nosso guia completo!

O que é um planejamento estratégico para redes sociais?

No geral, um planejamento estratégico é um mapeamento que procura identificar não só os objetivos de uma iniciativa, como os caminhos que devem ser percorridos para alcançá-los. Em outras palavras, é um plano que elabora todas as estratégias que devem ser adotadas em determinadas situações.

No caso das redes sociais especificamente, o planejamento estratégico é muito importante, pois ao trabalhar com mídia paga, por exemplo, será preciso definir as personas a serem impactadas, os tipos de anúncio que farão mais sentido para cada uma, o orçamento total e de cada campanha e, principalmente, o que se quer alcançar com tudo isso. 

A importância de fazer todo esse processo é exatamente não se perder e jogar dinheiro fora. Com um bom planejamento é possível ter um rumo e entender se o caminho está trazendo os resultados esperados. Caso contrário, dá para identificar uma falha e corrigi-la antes de passar muito tempo – e gastar muito dinheiro.

Como fazer o planejamento estratégico para redes sociais

O planejamento estratégico é algo trabalhoso, mas relativamente simples de fazer. Basicamente, é preciso ter um panorama geral da presença da empresa nas redes sociais e definir onde se quer chegar.  No entanto, antes de entrar em detalhes sobre o planejamento estratégico é bom entender um pouco mais sobre métricas importantes das redes sociais, uma vez que elas ajudarão a guiar o caminho.

Métricas mais importantes das redes sociais

Hoje há inúmeras redes sociais sendo usadas no mundo inteiro e cada uma tem suas particularidades. Isso vale também para as métricas, que podem variar de uma para outra. Mas é importante notar que muitas vezes essas métricas possuem as mesmas funções mas têm nomes diferentes dependendo da plataforma. Dessa forma, procuramos reunir indicadores mais globais que podem servir para várias redes e ajudar o seu negócio a ganhar dinheiro.

Custo por aquisição (CPA): talvez a métrica mais importante quando o assunto é ganhar dinheiro nas redes sociais, o custo por aquisição revela qual está sendo o investimento a cada venda realizada. A partir dela, é possível entender se o anúncio está com chamadas que estimulem compra, por exemplo, ou se precisaria ir mais direto ao ponto. Para calculá-la é só dividir o total de investimento da campanha pelo total de conversão em vendas.

Custo por Lead (CPL): o lead é uma forma de clientes demonstrarem interesse por algo da marca, como por exemplo, deixar o e-mail para receber novidades e promoções. Essa métrica especificamente ajuda a entender quanto custa atrair potenciais clientes. Para chegar a esse valor é só dividir o valor total do anúncio pelo número total de leads.

Taxa de cliques (CTR): essa métrica pode analisar vários aspectos de um anúncio: chamadas, segmentações e palavras-chave. O seu diferencial está na porcentagem que é gerada levando em consideração as vezes que ele foi exibido em relação a quantos cliques que gerou. Com isso, ela permite avaliar se há um horário específico, possibilitando nichar ainda mais o público para obter melhores resultados.

Custo por clique (CPC): é a média do custo de cada clique e sua principal função é medir se palavras-chave e os canais escolhidos são eficazes. Para chegar a esse número, é só dividir o investimento de cada campanha pelo número de cliques efetuados.

Custo por mil impressões (CPM): a cada mil vezes que o anúncio foi mostrado para o público, qual é o investimento feito? Nessa métrica não é levada em consideração a interação do cliente, somente se apareceu para ele ou não. Para chegar a esse número, é só dividir o custo total da campanha pelo total de impressões multiplicado por mil.

Fazendo o planejamento estratégico para ganhar dinheiro nas redes sociais

O planejamento deve começar na escolha das plataformas, uma vez que cada uma tem um tipo de conteúdo que vai melhor e reune um determinado público. Já demos indicações de como selecionar as melhores redes sociais para cada negócio, confira!

Uma vez selecionados os canais, é importante fazer um levantamento de como está a performance da empresa neles, assim como onde você quer chegar, ou seja, quais objetivos deseja alcançar e as métricas que devem ser levadas em conta. Por exemplo, se o foco for ganhar dinheiro de forma rápida, as vendas diretas podem ser o caminho. Já o indicador sugerido para medir pode ser o CPA. Mas não acaba aqui, pelo contrário. 

Depois, as metas devem ser traçadas. Lembre-se: elas devem ser claras, por exemplo, aumentar em 10% o CPA em um período de três meses. Procure o equilíbrio entre um número que desafia a sua equipe mas ao mesmo tempo é alcançável, para não desestimulá-los ao ponto de desistir no caminho.

Com números definidos, a parte mais estratégica vem à tona, afinal, como chegar neles? Aqui vale estudar cada rede social com muito cuidado e os tipos de anúncios oferecidos por cada uma, assim como as ofertas para as quais eles são mais indicados. É nessa etapa que a empresa precisa se debruçar em outra estratégia: a de produção de conteúdo. Ela exigirá um mergulho em todas as possibilidades de comunicação com o seu público dependendo de cada plataforma.

O passo seguinte é bem técnico e deve ser acompanhado da equipe financeira ou pelo menos conversado com ela: é o momento de entender qual será o orçamento destinado a cada campanha. Aqui entram duas questões bem importantes, como capital de giro da empresa, para entender o quanto é possível investir sem prejudicar a gestão financeira dela, e também medir o retorno sobre investimento, para calcular qual o quanto de lucro a empresa espera ter com a iniciativa.

Todos esses passos são muito importantes para o seu negócio ter campanhas bem sucedidas nas redes sociais. Por isso, faça um planejamento estratégico o mais detalhado possível para cobrir quaisquer imprevistos que possam surgir e ter resultados positivos para a empresa.