fbpx
Youtube para ganhar dinheiro

Por que apostar no Youtube para ganhar dinheiro?

Sumário

Por que apostar no Youtube para ganhar dinheiro? Se alguém duvida, é só parar para pensar: quanto tempo você gasta assistindo vídeos na internet? Podem ser curtos ou longos e nem precisam necessariamente ser do Youtube, pode ser os que estão em outras redes sociais ou os que são enviados em grupos do WhatsApp. Dificilmente você passa um dia sem ver um conteúdo de audiovisual e isso faz sentido: os vídeos serão cada vez mais o formato de conteúdo favorito do público.

Em uma pesquisa de 2019 realizada pela Cisco, foi estimado que até 2021, 82% do tráfego da internet seria gerado por vídeo. Nela, outra resposta interessante surgiu: 80% dos usuários afirmaram preferir esse formato a um texto online. No caso, os assuntos desses vídeos são bem variados: aprender algo em videoaulas, solucionar dúvidas por meio de tutoriais, avaliar produtos para se decidir acerca de uma compra, se informar, se entreter, entre outros. É aqui que as marcas entram.

Segundo a pesquisa State of Video 2018, as empresas que apostaram no formato para benefícios dos negócios afirmaram que viram retorno sobre o investimento. De fato, a tendência é que cada vez mais marcas apostem em vídeos e que as próprias plataformas, como o Youtube, criem ferramentas para ajudá-las como formas de anunciar produtos, por exemplo.

Entre tantas previsões positivas para o futuro do audiovisual, o Youtube tem vantagem, afinal é a maior plataforma de vídeos atualmente, com mais de 2 bilhões de usuários conectados. No entanto, esse não é o único motivo pelo qual a rede faz sucesso. Confira abaixo as principais vantagens oferecidas pelo Youtube:

Alto alcance do conteúdo

Como já citado, o Youtube é uma das plataformas de maior sucesso da internet, com mais de 2 bilhões de usuários. O fato é impressionante pelo volume mas também pela entrega, uma vez que é capaz de reproduzir os conteúdos para bilhões de pessoas e não apresentar falhas. Uma prova disso é que a própria rede divulgou que a sua média diária de exibição é de mais de um bilhão de horas de conteúdo assistidos.

Apesar da crescente concorrência com streamings, o Youtube tem se mantido forte. Para se ter uma noção, ele é o segundo site mais acessado no Brasil e no mundo, ficando atrás somente do próprio Google. A tendência, segundo a previsão da Cisco, é aumentar, uma vez que a preferência pelo conteúdo em vídeo é inegável. 

Usuários fiéis à rede

Além do alcance, o Youtube também é uma plataforma com a capacidade de reter e fidelizar usuários. Alguns dados levantados pela Hootsuite revelam que por volta de 500 horas de vídeos são carregados a cada minuto, sendo que cada pessoa gasta em média 11 minutos na rede todo dia. Esse comportamento por si só já revela que a proposta da rede é diferente da dos streamings, atraindo por meio de conteúdos mais rápidos, por exemplo.

Nessa mesma pesquisa, também foi revelado que o Youtube é a segunda melhor plataforma de vídeos para adultos de 18 a 34 anos, sendo que especificamente nos EUA, 81% dos jovens entre 15 e 25 anos acessam a plataforma com frequência. Talvez por atrair um público mais jovem, a rede hoje já tem a maioria dos acessos por meio de dispositivos móveis, somando mais de 70% do total.

Diversas formas de ganhar dinheiro

Pode não ser exatamente rápido crescer um canal no Youtube, mas uma vez que ele fica famoso ninguém segura. Segundo a própria plataforma, canais com mais de um milhão de inscritos crescem mais de 65% ao ano e um dos maiores exemplos disso é o Kondzilla, canal focado em funk e maior do Brasil, que foi criado em 2012 e hoje conta com mais de 60 milhões inscritos.

Com um crescimento de público, também há mais chances de ganhar dinheiro. Sobre isso, segundo o Youtube, cada ano há um crescimento de mais de 40% da quantidade de canais que ganham mais de 100 mil dólares de receita e aumento de 50% de canais ganhando mais de 10 mil dólares.

Mas não é só pela produção orgânica de conteúdo que se pode achar formas de ganhar dinheiro. Afinal, faz tempo que o Youtube deixou de ser um canal somente para influenciadores, hoje ele é também uma porta de entrada para negócios: não é por acaso que nos EUA as empresas investem mais de 5,5 bilhões de dólares em publicidade. É claro que, com essa tendência crescente, a rede tem se preparado e oferecido cada vez mais formas de trazer vantagens para esse público. 

Para se ter uma noção, mais de 70% dos usuários do Youtube estão envolvidos de alguma forma com marcas e produtores de conteúdo, segundo o Hootsuite, mas eles não estão necessariamente atrás de famosos. O foco de quem usa o Youtube é cada vez mais encontrar conteúdo que vá de encontro ao seu interesse do que feito por pessoas famosas. Em termos de publicidades e anúncios, a rede inclusive percebeu que o protagonismo de pessoas comuns foi muito positivo no engajamento.

A entrega do conteúdo também vai nessa linha. O público tem uma tolerância muito maior para vídeos que não sejam tão produzidos e ofereçam informações valiosas do que para os que podem até ter uma grande infraestrutura, mas não trazem um conteúdo bom. Em outras palavras, o que importa é a entrega de valor para o usuário e o que ele pode aprender com esses conteúdos e não se a filmagem é de alta qualidade, por exemplo. 

Outro dado importante para marcas que querem ganhar dinheiro no Youtube é o aumento em 100% de 2017 para 2018 de tempo assistido dos vídeos de unboxing e resenhas de compras, por exemplo. Essa é uma ótima estratégia de conteúdo para negócios que tenham interesse em criar um canal na rede, uma vez que ao mesmo tempo que é possível promover os próprios produtos, também é uma forma de atrair e engajar o público ao mesmo tempo.