fbpx
SEO off-page e a importância do link building

SEO off-page e a importância do link building

Sumário

A maioria das pesquisas do usuário é feita por dois motivos: para encontrar informações (consulta informativa) ou para comprar (consulta comercial). Você precisa de ambos os tipos de usuários – os que buscam informações e os que querem comprar – porque qualquer um dos casos é uma situação em que todos ganham: você os converterá em clientes ou ganhará alguns seguidores. Para isso, você precisa entender SEO off-page e a importância do link building.

SEO representa todo o conjunto de esforços para falar tanto com os algoritmos dos mecanismos de pesquisa, quanto com a sua audiência de forma qualificada. O SEO deve fazer sua marca brilhar em um mar de outras marcas, todas lutando para ficar entre as primeiras posições dos motores de busca. 

O SEO é dividido em três categorias principais: SEO on-page, SEO técnico e SEO off-page. As técnicas de SEO on-page referem-se aos esforços de otimização do conteúdo produzido. SEO técnico é a parte mecânica da sua estrutura. SEO off-page, por sua vez, se refere às atividades de otimização que você pode realizar fora dos limites do seu site. 

Qualquer coisa que ocorra fora do seu site e que contribua para a sua classificação é considerada SEO off-page: redes sociais, influenciadores, menções (direta ou indireta), guest blogging, e assim por diante. Esse tipo de otimização dá aos mecanismos de pesquisa uma ideia de como as pessoas e os domínios digitais leem os recursos gerais do seu site. 

Os mecanismos de pesquisa podem mudar a forma como seus algoritmos funcionam, ou os fatores de classificação podem mudar para novos ou seguir uma nova ordem, mas o SEO off-page ainda será importante. 

Isso porque as empresas precisam de aprovação dos leitores, bem como se vincularem à comunidade. A percepção do usuário sobre o valor e a qualidade do seu próprio site é de suma importância para você. 

A importância do Link Building

Crie e busque links de qualidade. Essa é a primeira e mais importante coisa para se lembrar sobre links. Na linguagem de SEO, NoFollow é um atributo que as pessoas podem usar ao criar um link para um site que diz aos mecanismos de pesquisa para essencialmente ignorar o link. As redes sociais são notórias por usar links NoFollow ao vincular a sites externos. 

Links sem o atributo NoFollow são chamados de DoFollow. Se você está se perguntando qual é o impacto que os links NoFollow têm em seu site, aqui estão alguns dados e dicas acionáveis, todos apoiados por estudos de caso e a posição do Google neste assunto. 

Os links são traduzidos como votos ou aplausos para o seu site, uma apreciação geral da sua marca. O mesmo esforço de link building contribuiu para o surgimento do que é conhecido hoje como black hat SEO. Às vezes, as pessoas estão tão desesperadas para reunir links que começam a brincar com fogo e executar o seguinte: assinaturas de fóruns, inscrever seu site em diretórios de conteúdo, esquemas de troca de links, redes de links, diretórios de blog, link de comentário (também conhecido como assinatura de comentário), diretórios de artigo, e assim por diante.

Existem coisas que tornam um domínio de referência, portanto um link, valioso (ou não), e são: popularidade, correspondência de tópico entre os dois domínios vinculados por um link (o link é relevante?), texto âncora, atualização do link, confiabilidade, autoridade de domínio. Portanto, preste atenção a quem você está vinculando e como você está fazendo isso.

A melhor maneira de fazer isso é tornar seu conteúdo digno de links, que o resto é consequência. O guest blogging também é uma boa ideia, mas tome cuidado para não vincular demais o seu site e tornar sua contribuição mais spam do que útil. 

Vá para os links de alta qualidade. Mas não deixe que isso o impeça de criar links para e obter links de marcas e profissionais menores ou mais jovens, contanto que os domínios sejam bons e relacionados ao seu nicho. Eles precisam atender a outros requisitos: qualidade, texto e palavras-chave adequados, números de entrada. No final, você deve ter o melhor dos dois mundos.

Os melhores links são aqueles que passam mais links. É disso que sua marca precisa. Além disso, a autoridade da página (e a confiança geral do domínio) é um indicador muito claro do status de um site e das táticas gerais de SEO. E isso porque o Google não está necessariamente e apenas interessado nos links, mas no impacto deles no ambiente online e também no seu site.

Se esse conteúdo de SEO off-page te interessou, não deixe de conferir nosso guia completo sobre como Digitalizar seu Negócio e se aprofundar ainda mais no assunto!