fbpx
TUDO o que você precisa saber para subir seu vídeo no YouTube

TUDO o que você precisa saber para subir seu vídeo no YouTube

Sumário

Seja você é uma empresa, influenciador ou criador de conteúdo, o Youtube é uma das plataformas ideais para alcançar novos públicos e acelerar seu crescimento. Mas a chave para o sucesso por lá não é apenas ter um ótimo conteúdo. É importante saber como otimizá-lo. Portanto, com isso em mente, aqui estão algumas dicas de estratégia, para além de produzir seu conteúdo, você saiba como entregá-lo. Confira TUDO o que você precisa saber para subir seu vídeo no YouTube:

O que você precisa saber para subir seu vídeo no YouTube: otimize o SEO

Quando se trata do Youtube, a força de sua estratégia de SEO pode demarcar ou destruir o sucesso do seu conteúdo. Ao contrário do Instagram e do Facebook, por exemplo, o YouTube é um mecanismo de busca. Na verdade, é o segundo maior mecanismo de pesquisa do mundo, depois do Google.

Portanto, considere cuidadosamente suas palavras-chave de pesquisa e otimize seus vídeos, para elas possam ajudá-lo a alcançar um público muito maior na plataforma.

O algoritmo do YouTube é muito complexo, com centenas de indicadores que contribuem para a classificação de SEO de seus vídeos. Existem 3 coisas, entretanto, que são imprescindíveis:

Escolha suas palavras-chave com cuidado

Se você é novo no mundo do SEO, o primeiro lugar para começar é decidir sobre uma ou duas palavras-chave que deseja otimizar. Seu objetivo é que seus vídeos apareçam no topo de todas as pesquisas que contenham as palavras-chave que você escolheu como parte de sua estratégia de SEO.

É importante escolher palavras-chave para seus vídeos que correspondam à verdadeira intenção de seu conteúdo, recebam tráfego de pesquisa suficiente, sejam adequados para o canal e não sejam inundados por muita concorrência.

Saber o que cria as melhores palavras-chave para seus vídeos nem sempre é fácil. Pode ser difícil saber quais palavras-chave recebem um grande volume de pesquisas e quais têm chance de obter uma classificação elevada com base no desempenho de seu canal.

Felizmente, existem muitas ferramentas para ajudá-lo a descobrir isso. Usamos o TubeBuddy – confira nosso artigo sobre – para explorar volumes de palavras-chave relevantes, níveis de concorrência e como podemos otimizar para uma palavra-chave específica.

Inclua suas palavras-chave em campos-chave

Depois de definir as palavras-chave certas para seu vídeo, é hora de otimizá-las. Para fazer isso, você precisará entrelaçar estrategicamente suas palavras-chave nesses campos-chave. Nome do arquivo de vídeo (Observação: isso deve ser feito antes de enviar seu vídeo para o YouTube); Título do vídeo; Descrição do vídeo; Tags.

Adicione seu vídeo a uma lista de reprodução direcionada a SEO

O algoritmo do YouTube não leva em consideração apenas um vídeo individual ao determinar sua classificação, ele também analisa seu canal como um todo e até mesmo a lista de reprodução da qual um vídeo faz parte.

Agrupar vídeos com temas semelhantes em uma lista de reprodução direcionada para SEO dará aos seus vídeos um impulso extra de SEO – e também é ótimo para a descoberta de conteúdo relacionado!

O que você precisa saber para subir seu vídeo no YouTube: adicione legendas para melhorar a classificação

Nem é preciso dizer que adicionar legendas é uma boa ideia para a inclusão e o desenvolvimento da comunidade, mas você sabia que elas também podem ajudar na sua classificação de SEO?

O YouTube adiciona legendas automaticamente ao seu vídeo se você selecionar um idioma durante o processo de envio, mas peca em precisão. Você pode usar o YouTube Studio para revisar e editar sua transcrição gerada automaticamente quando estiver pronta, para que você sempre tenha legendas adequadas e acessíveis para sua comunidade ler.

Incentive curtidas, inscrições e compartilhamentos regularmente

Assim como no Instagram, quanto mais engajamento seu conteúdo recebe, melhor ele terá um desempenho e mais visualizações receberá. Pode ser um pouco desconfortável pedir a quem está assistindo seu vídeo que se inscreva em seu canal e dê um like, mas essas instruções verbais podem fazer uma grande diferença para seu sucesso na plataforma.

E sempre há maneiras de tornar isso mais natural. Tente enquadrar suas frases de chamariz com um incentivo ou justificativa, como: “Inscreva-se no meu canal para nunca perder …” ou “Dê um like neste vídeo se você achar útil, para que eu saiba se devo criar outro vídeo sobre … ”

Da mesma forma, você pode adicionar gráficos de texto na tela que atuam como uma frase de chamariz visual. Mesmo uma simples sobreposição de texto pode ser uma forma eficaz de impulsionar mais ações e aumentar as visualizações do seu vídeo.

Crie miniaturas atraentes

Já foi dito: o YouTube é um mecanismo de busca. E é um mecanismo de busca visual. Portanto, com isso em mente, uma miniatura atraente que provoque o valor do seu conteúdo pode fazer toda a diferença quando se trata da contagem de visualizações do seu vídeo.

Use sobreposições de texto fáceis de ler e que chamam a atenção em todas as miniaturas de seus vídeos, geralmente acompanhadas de uma reação emotiva. A miniatura do seu vídeo é a melhor maneira de estimular as pessoas a clicar para reproduzir, por isso, vale a pena manter o texto claro e fácil de ler. Ter um design consistente também pode garantir aos espectadores que seu conteúdo é bem produzido, profissional e, portanto, confiável.

Adicione cartões para otimizar cliques e tráfego

A grande vantagem do YouTube é que você pode adicionar elementos de vídeo clicáveis, como cartões e telas finais, para direcionar o máximo de tráfego possível de seus vídeos. Com os cartões, você pode adicionar solicitações para um vídeo ou lista de reprodução específica do seu canal, uma votação ou um link para seu site proprietário. Tudo que você precisa fazer é selecionar “Adicionar cartões” durante o processo de upload do vídeo.

No final de cada vídeo do YouTube, você tem a oportunidade de adicionar uma tela final promocional para incentivar mais visualizações e inscrições em seu canal. As telas finais vêm em uma variedade de modelos, cada um com um layout diferente para promover outros vídeos do seu canal.

Fixe um comentário para estimular o engajamento

Essa é uma dica para depois de publicar seu vídeo no YouTube. Escrever um comentário e fixá-lo é uma ótima maneira de encorajar mais comentários e engajamentos, o que pode ser uma grande estratégia para melhorar sua classificação no YouTube.

Tente pensar em uma frase forte que gerará o maior número possível de respostas ou interações. Fazer uma pergunta simples pode ser uma maneira fácil de aumentar o número de comentários que seu vídeo recebe e também pode fazer maravilhas para criar um senso de comunidade em torno de seu canal.

Se esse conteúdo sobre Youtube te interessou, não deixe de conferir nosso guia completo sobre como Como Ganhar Dinheiro no Youtube e se aprofundar ainda mais no assunto!