fbpx
Twitter

O Twitter pode ser um grande aliado do seu negócio – te mostramos o porquê!

Sumário

Com mais de 145 milhões de usuários ativos diários, o Twitter deve fazer parte de sua estratégia de marketing. É uma verdadeira mina de ouro de insights de comportamento e oportunidades para construir sua marca, impulsionar as vendas e ganhar seguidores. Entretanto, com 500 milhões de tweets enviados todos os dias, você precisa ser estratégico e experiente para ganhar (e prender) a atenção do seu público.

Como criar uma estratégia de marketing no Twitter

Você deve sempre abordar sua presença em uma rede social com um plano de ação – e o Twitter não foge à regra. Entender como a plataforma funciona e como ela se encaixa em sua estratégia é a chave para o sucesso.

Tudo começa com metas claras e mensuráveis. Não há como saber se sua estratégia está tendo um impacto positivo em seus negócios, ao menos que você entenda o que está tentando alcançar.

Você deseja criar metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e dentro de um recorte de tempo. “Tornar-se viral” não conta. Essas metas devem estar alinhadas com seus objetivos de negócios e ser divididas em indicadores realmente mensuráveis. Por exemplo, você pode querer direcionar mais tráfego para seu site. Transforme isso em uma meta com o objetivo de aumentar sua taxa média de cliques. 

Para efeito de comparação, faça um bom benchmark. Analise sua concorrência. Entender como ela se porta pode ajudá-lo a refinar a sua estratégia, revelando fraquezas ou lacunas em suas maneiras de se diferenciar.

O Twitter é diferente de todas as redes – atribua profissionais específicos para ela

Você precisa garantir que suas contas sejam monitoradas e ativas – e que alguém esteja de olho em tudo que está acontecendo. As conversas no Twitter são rápidas, portanto, é perceptível para seus seguidores, que se você não estiver checando regularmente, você não tem uma presença profissional o suficiente.

Certifique-se de que todos tenham clareza sobre suas responsabilidades. Muita cobertura pode trazer seus próprios problemas, se vários membros da equipe estiverem tentando responder aos mesmos tweets e oferecendo respostas redundantes ou conflitantes. 

Atribua responsabilidades da maneira correta. Mas dê atenção devida.

Você precisa de um guia de marca para manter suas comunicações claras e consistentes. As diretrizes também ajudam a integrar novos membros da equipe e evitar contratempos e erros nas redes sociais.

Isso tudo exige uma voz autêntica e atraente. Mesmo que vários membros da equipe compartilhem a responsabilidade por sua conta, seus tweets devem ter um tom consistente. Embora todas as marcas (e suas contas) tenham uma voz única, existem alguns pontos em comum entre as melhores:

  1. A voz de sua marca deve ser consistente em todas as plataformas e comunicar os valores de sua marca. Você está nervoso? Engraçado? Inspirador? Essas qualidades devem ser transmitidas por meio de seus tweets.
  2. Seja humano. Ninguém gosta de um tweet que soe como vindo de um robô ou script. Os usuários do Twitter querem saber se há uma pessoa real ouvindo e interagindo com eles por trás de sua conta. Opte por uma linguagem simples e acessível em vez de jargões e abreviações.
  3. Seja original. Não tweet a mesma mensagem repetidamente. Cada um de seus tweets deve ser único, caso contrário, você parecerá spam.
  4. Seja sincero. O objetivo do Twitter não é atrair seguidores a qualquer custo; é para ajudá-lo a se conectar com os clientes e construir confiança com eles.

Faça um calendário de conteúdo

O planejamento de seu conteúdo leva um pouco de tempo no início, mas, no final das contas, economiza esforço posteriormente. Um calendário é útil para alinhar o conteúdo que você está postando em todos os seus canais e identificar possíveis lacunas e conflitos que você pode resolver. Também ajuda você a planejar com antecedência e aproveitar as oportunidades de conteúdo em datas comemorativas.

Ao criar sua agenda, considere: com que frequência você deseja postar; os melhores horários para postar; e quem deve aprovar postagens. Um calendário também pode ajudá-lo a avaliar seu conteúdo e ver se você está compartilhando uma mistura equilibrada de tweets. Você deseja seguir a regra dos terços: um terço dos tweets promovem seu negócio, um terço compartilham histórias pessoais e outro terço são insights informativos de especialistas ou influenciadores.

No entanto, você não pode configurá-lo e esquecê-lo. Você ainda precisa ficar de olho em sua conta do Twitter para poder responder a DMs e menções e participar de conversas.

Meça o seu impacto

Assim que sua estratégia de marketing estiver em andamento, você precisará avaliar regularmente seus esforços e verificar seu progresso em relação às metas que definiu.

Mas os dados disponíveis para você podem ser esmagadores – há uma tonelada de métricas ao seu alcance, incluindo métricas de vaidade que nem sempre são significativas. Portanto, pense sobre quais métricas realmente importam. Obter muitos retuítes de um meme engraçado é ótimo – mas algum deles se traduziu em conversões ou vendas?

Coletar dados significativos o ajudará a demonstrar o valor de seus esforços de marketing e fornecerá insights que o ajudarão a refinar sua estratégia ao longo do tempo.

Organize seus feeds com listas

Abrir o feed do Twitter pode dar a sensação de entrar em uma festa enorme e barulhenta com um milhão de conversas acontecendo ao mesmo tempo. Há tanta coisa acontecendo que é difícil se concentrar em qualquer tópico.

É por isso que as listas são uma ferramenta útil para se concentrar nas conversas que realmente importam para sua empresa. As listas são feeds selecionados de contas selecionadas, que permitem que você se conecte a discussões relevantes ou pessoas influentes.

Você pode fazer quantas listas quiser no Twitter. E, ao contrário do feed principal, que é ordenado por meio do algoritmo do Twitter, os tweets em suas listas são organizados em ordem cronológica, o que torna mais fácil acompanhar as questões em evolução e os eventos atuais.

Você pode criar listas de contas de seus concorrentes, líderes influentes em seu setor e os membros de sua própria equipe. Lembre-se de que as listas são públicas, portanto, seja cuidadoso ao nomeá-las.

Você também pode se inscrever em listas de outras contas. Se um membro influente da indústria já fez uma lista de contas que você deseja seguir, basta se inscrever em suas listas:

Cultivar suas listas pode demorar um pouco. Em última análise, elas ajudam você a usar o Twitter de forma eficiente e estratégica.

Use hashtags

Hashtags são um recurso valioso em todas as redes sociais, mas nasceram no Twitter. E elas continuam sendo uma ferramenta inestimável para impulsionar seu envolvimento e descoberta na plataforma.

Entender como e onde usar hashtags no Twitter tornará seu conteúdo mais impactante e ajudará você a alcançar novos públicos que compartilham seus interesses.

Encontre as hashtags certas. Use hashtags que façam sentido para o seu setor e nicho. Verificar quais hashtags são populares entre seus concorrentes pode fornecer uma visão ampla do que está sendo discutido.

Crie uma hashtag de marca. Esta é uma hashtag exclusiva para sua empresa, que pode ser usada para coletar e organizar conteúdo sobre sua marca. Eles são ideais para promover campanhas e encontrar conteúdo gerado pelo usuário.

Siga as tendências. A página Explorar do Twitter exibe os tópicos de tendências atuais, incluindo hashtags. Participar dessas conversas ajudará novos públicos a descobrirem suas postagens. Apenas certifique-se de entender o contexto, para evitar contratempos embaraçosos.

Por fim, conte com o inesperado

Como Picasso disse uma vez: “Aprenda as regras como um profissional, para que possa quebrá-las como um artista”. Os melhores momentos do Twitter acontecem fora dos limites da conduta normal ou esperada – e se arriscar pode gerar uma grande recompensa.