fbpx
Conhecemos Rivkah e decidimos montar uma lista das maiores crianças prodígio

Conhecemos Rivkah e decidimos montar uma lista das maiores crianças prodígio

Sumário

Conversamos com Rivkah no FS Cast e isso nos instigou a descobrir quais foram as maiores crianças prodígio da história.

Palestrante, escritora, ativista, voluntária, DJ e produtora musical desde os 10 anos de idade, Rivkah foi eleita uma das “30 Crianças Prodígio do Mundo” pela TV5. A franco-brasileira Rebecca Rangel, hoje com 14 anos, assumiu seu nome em hebraico como o artístico e o apresentou para o mundo. 

Autodidata, acredita que seu propósito está na educação. É autora de um livro falando sobre hábitos para explorar o potencial do desenvolvimento pessoal e é especialista em comportamento da Geração Z. Milita em prol da causa animal e do meio ambiente e faz de seus shows palco para a voz amplificada que ganhou desde cedo.

É resgatista junto com a mãe e já recolheram e cuidaram de mais de 100 animais em situação de rua. Também é voluntária na ACNUR (Agência da ONU para Refugiados), onde ajuda na arrecadação de doações e dedica uma parte do seu tempo às crianças ministrando aulas de música.

Rivkah também é embaixadora da SBV (Sociedade Brasileira de Veganismo) e única criança a compor o quadro de sócia honorária do Instituto Êxito de Empreendedorismo.

Acredita que a prioridade deve ser ensinar a aprender habilidades ligadas às relações humanas, ou seja, assuntos que dependam de repertório e de soft skills como criatividade, espiritualidade, autoconhecimento e inteligência emocional. 

Rivkah subiu aos palcos do Rock in Rio Lisboa e foi a artista mais jovem a se apresentar no maior festival de música do mundo. Antes disso, a DJ já se apresentou em outros festivais e grandes eventos como PlayGround Music Festival, XXXperience, Sutton, Réveillon de Fernando de Noronha, Festival de Cinema de Gramado, ‘Nosso Camarote’ na Sapucaí e em cima de um trio elétrico no carnaval de Salvador.

A carreira de Rivkah é gerenciada pela GH Music, escritório que tem em seu casting artistas como Dilsinho, Mumuzinho, Alok, Menos é Mais, Matheus Fernandes, Dj Cereja, Grupo Vou Zuar e o cantor Pedro Felipe. 

Rivkah veio ao FS Cast, em um papo com André Barros e Rafael Capelli. Você pode assistir aos insights desse papo na íntegra através deste link e complementar sua experiência de leitura:

Montamos uma lista com as 5 maiores crianças prodígio da história

Ao procurar o significado de “prodígio” no Dicio, alguns resultados interessantes apareceram:

  • Pessoa que demonstra possuir uma inteligência extraordinária ou um talento excepcional para a sua idade; gênio, portento;
  • Fato ou fenômeno incomum que parece transcender as leis da natureza ou a ordem natural das coisas;
  • Coisa excepcional, extraordinária, incomum, sobrenatural; milagre, maravilha.

Em especial o primeiro significado, “uma pessoa que demonstra possuir uma inteligência extraordinária ou um talento excepcional para a sua idade”, nos cabe bem à concepção de criança prodígio.

Usando esse critério, vejamos a lista com as 5 maiores crianças prodígio da história, começando, claro, pela nossa Rivkah.

Rebecca Rangel, Rivkah (2008 – )

Os pais de Rebecca não eram DJs, mas sempre gostaram muito de música eletrônica. A menina nasceu em um ambiente influenciado pelo gênero.

Aos 9 anos fez um curso de DJ em Brasília, onde morava. Por ser muito nova, o curso apenas ensinava macetes para tocar e não treinava o ouvido para mixagem e outras técnicas importantes para a evolução como profissional. 

Por circunstâncias da vida, Rivkah esbarrou caminho com DJ Sony, que ficou encantado por seu brio. Lhe ensinou muito sobre mixagem. Formaram uma dupla nas pick ups pela noite do distrito e, em 2 meses, a jovem já tocava no palco principal de um dos maiores festivais da capital do Brasil.

Decidida sobre o que queria para sua vida, Rivkah procurou cursos de produção musical para se especializar. Foi recusada inúmeras vezes por conta de sua idade. Começou a estudar sozinha, ficou mais velha e, hoje, tem alguns desses cursos que fora recusada concluídos.

Fez também aulas de violino por um tempo, e hoje estuda baixo e piano – instrumentos que ela domina – além de fazer aulas de teoria musical. Em 2018, foi eleita uma das 30 crianças prodígio do Mundo pela TV5. 

Recentemente, Rivkah participou da ‘Amsterdam Dance Event’, a maior conferência de Música Eletrônica do Mundo, impressionando ao falar sobre tecnologia, sustentabilidade e o futuro do planeta. 

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)

Wolfgang Amadeus Mozart foi um dos maiores compositores da história da música clássica. Nasceu em Salzburg, na Áustria, e desde pequeno já demonstrava genialidade para a música.

Seu pai foi quem começou a lhe ensinar o ofício. Com tão pouca idade, já começava a anotar suas ideias melódicas. Aos cinco anos, Mozart escreveu um concerto para cravo, “Minueto e Trio em Sol Maior”, hoje catalogado no Índice Koechel como o n.º 1. 

Convencido de que o filho era um gênio, seu pai organizou um programa de estudos e as primeiras excursões para apresentá-lo ao mundo. Em 1762, com apenas seis anos, ao lado da irmã de 10 anos, outra exímia instrumentista, Mozart foi levado para Munique, Viena, Bruxelas, Orleans, Paris, Londres… 

Com apenas oito anos de idade, Mozart executava com perfeição as partituras que lhes eram apresentadas diante do órgão. No ano de 1791 compôs suas últimas obras, entre elas, as óperas “A Flauta Mágica” e “A Clemência de Tito”. 

Autor de mais de 600 obras, Wolfgang Amadeu Mozart faleceu em Viena, na Áustria, no dia 5 de dezembro de 1791. Seu corpo foi velado na catedral de Viena, sem nenhuma pompa, e enterrado em cova não demarcada no cemitério da Igreja de São Marx.

Galileu Galilei (1564- 1642)

Galileu Galilei foi um matemático, físico, astrônomo e filósofo italiano. Fundamentou cientificamente a Teoria Heliocêntrica de Copérnico. Desmitificou lendas, estabeleceu princípios e causou uma renovação na história da Ciência.

Galileu Galilei nasceu em Pisa, na Itália e ainda criança, Galileu revelou capacidades raras.

Interessado em artes, realizou excelentes pinturas e, com grande habilidade manual, fabricava brinquedos e engenhocas. Além disso, tocava órgão e cítara.

Entre suas descobertas estão as leis que regem o movimento pendular; um relógio preciso utilizando o pêndulo; inventou o termômetro; construiu uma luneta telescópica; contestou a teoria de Aristóteles de que a Terra era o centro de todos os movimentos celestes. Com sua luneta, mostrou que Júpiter também era um centro astral, com quatro satélites girando à sua volta; descobriu os anéis de Saturno; e fundamentou cientificamente a Teoria Heliocêntrica de Nicolau.

Stephen Hawking (1942 – 2018)

Tudo se baseou no desejo de conhecer como as coisas funcionavam, dizia Stephen quando vivo. Logo após, então, iniciou sua jornada pela investigação em cosmologia, área que rendeu inúmeras teorias respeitadas.

Stephen William Hawking nasceu em Oxford, Inglaterra, em 1942. Seu pai cursou medicina e sua mãe estudou filosofia, política e economia, ambos na Universidade de Oxford. Com seis anos, já construía trens de brinquedo. Considerado uma criança precoce, os colegas da escola o apelidaram de Einstein.

Stephen odiava matemática, porque achava fácil demais. Sua paixão era física e astronomia. Com 17 anos ganhou uma bolsa para estudar física na Universidade de Oxford. 

Em 1988, Stephen publicou “Uma Breve História do Tempo”, livro que fala sobre a origem do universo, de forma bem didática.

Escrito em linguagem simples, para leigos, Hawking desvenda desde os mistérios da física de partículas até a dinâmica que movimenta centenas de milhões de galáxias por todo o universo. O livro fez o maior sucesso e foi traduzido para mais de 30 idiomas.

Neil Degrasse Tysson (1958)

Neil deGrasse Tyson nasceu dia 5 de outubro de 1958 na cidade de Nova York, Estados Unidos. É o segundo dos três filhos da gerontologista Sunchita Feliciano Tyson e do sociólogo Cyril deGrasse Tyson. Foi criado no Bronx e começou a se interessar por astronomia aos 9 anos, após visitar o Planetário de Hayden.

Planetário esse que desde 1996 é diretor. Neil deGrasse Tyson é um astrofísico, escritor e comunicador. Seus estudos envolvem formação e evolução estelar, cosmologia e astronomia galáctica.

Durante a adolescência se destacou junto à comunidade de astronomia, dando palestras sobre o tema quando tinha apenas 15 anos. Foi convidado pelo renomado astrônomo Carl Sagan da Universidade de Cornell para programas de graduação, mas Tyson decidiu cursar física na Universidade de Harvard.

O que caracteriza Rivkah de fato como uma criança prodígio?

Atingir o extraordinário é algo que você tem que pegar, que correr atrás. Ele não funciona como uma consequência. Ele funciona como fruto de um trabalho e resistência. Muita resistência, tal qual a vivida por Melanie Perkins, fundadora do Canva. 

Porque é um enfrentamento diário. Principalmente quando você é mais jovem. Existem estruturas que ainda pesam demais na hora de escolher certas coisas. A geração atual é de certa forma pragmática. Mudou muito o comportamento, mas como age em questão de entendimento de segurança e consistência, ainda é pragmática.

A galera que está entrando já tem outro viés. Bem menos pragmático. Sabe trafegar por diferentes realidades, porque já nasceu conectado a diferentes realidades, à abundância do mundo digital. 

Navegar pela ousadia é um imperativo de quem já nasce criativo.

Esse enfrentamento diário, de pouquinho em pouquinho, todos os dias, é o que te faz pegar o sucesso, o prodígio, o excepcional. Esse caminho nada mais é do que o resultado de atividades bem coordenadas – a tradução de ideias criativas em soluções reais. Tais observações são o combustível para explorar ideias e novos parâmetros para executar as coisas.

%d blogueiros gostam disto: