fbpx
TubeBuddy, a ferramenta essencial para otimizar seu canal do YouTube

FSIndica: TubeBuddy, a ferramenta essencial para otimizar seu canal do YouTube

Sumário

Hoje, trabalhar com YouTube é quase que puramente trabalhar com estratégia – e você precisa saber como gerí-lo minuciosamente, para além de somente criar e se preocupar com o conteúdo. Uma das ferramentas mais fascinantes que passaram pela nossa frente aqui no FS, ao longo de 7 anos de canal, foi o TubeBuddy, por isso decidimos criar esse material, para que você também tenha à sua disposição uma plataforma eficaz na hora de planejar e otimizar sua gestão de rotina – e acredite, vamos te mostrar, ela é muito maior do que você imagina.

Foi-se o tempo em que o YouTube era um trampolim unicamente para a aleatoriedade do viral. Ao longo do tempo, surgiram inúmeras fórmulas para desabrochar o ambiente do viral, mas a verdade é que a natureza desse tipo de fenômeno está mesmo no contingente singelo regido pela despretensiosidade com um fundo de ambição de quem cria, com a receptividade por besteira ou por achar algo extremamente útil e incrível de quem recebe, e, por fim, a capacidade tecnológica de entregar essa mistura para grandes públicos. 

De novo, o YouTube hoje é majoritariamente estratégia. Criar é o coração da coisa, mas não basta você ter ele pulsando, se você não tem o cérebro para entregar a cognição e sinapse que funciona como o motor de todo o organismo. A estratégia é o cérebro da operação. Não basta criar, você tem que saber entregar. O YouTube não é uma rede social: é justamente um mecanismo de busca.

Você precisa ser encontrado e há uma estratégia para isso. Envolve SEO, envolve um estudo de palavras-chave e oportunidades sazonais de conteúdo, envolve fazer uma descrição otimizada, um título chamativo, uma thumbnail que se destaque diante das demais e uma série de outros fatores que você precisa levar em conta antes e depois de subir seu vídeo.

Existe muito conteúdo ofertado. Muito mesmo. Você começa já disputando com muita gente só no quesito produção de conteúdo. Além de ter que se destacar nesse aspecto, você precisa se destacar na estratégia de negócio do seu canal do YouTube. Acompanhar métricas, abusar de dados e análises, balizar o que dá certo e o que dá errado e tomar decisões mais assertivas.

Tema esse muito discutido nesse nosso vídeo:

Mas afinal, o que é o TubeBuddy e como ele agrega na sua estratégia de YouTube?

TubeBuddy é uma extensão do Chrome projetada principalmente para otimizar sua distribuição de conteúdo de vídeo. É realmente uma ferramenta abrangente, que atua como um balcão único para todas as suas necessidades de entrega e distribuição no YouTube. 

E ele reside ali dentro do seu navegador. Você nem precisa sair do YouTube para usá-lo. Ao visitar o Estúdio de Criação, com o TubeBuddy instalado, você notará menus suspensos, links de atalho e ferramentas analíticas avançadas que você nunca viu antes. 

Esses recursos tornam sua vida mais fácil e permitem que você maximize a visibilidade de seus vídeos nos mecanismos de pesquisas. 

Por exemplo, as páginas de administração do YouTube oferecem muitas funcionalidades, mas às vezes você precisa clicar mais do que o desejado para chegar aonde deseja. O TubeBuddy torna sua vida mais fácil com um menu de links rápidos. Basta clicar nessa lista e navegar diretamente para seus vídeos, análises ou uma variedade de outras páginas pré-definidas.

Outro exemplo é que o YouTube não facilita a edição de vários vídeos em uma lista de reprodução. Normalmente, você tem que ir e voltar entre a lista e os vídeos individuais. O TubeBuddy corrige esse problema com uma barra de ferramentas de edição rápida. Basta clicar no vídeo que deseja editar em uma lista e fazer as alterações necessárias. Em vez de recuar, porém, o TubeBuddy exibe uma barra de ferramentas de notificação no lado direito da tela. Mostra as miniaturas de outros vídeos da mesma lista. Clique em uma dessas miniaturas e você pode começar a editar o vídeo que deseja. É tão fácil.

Para além disso, elencamos alguns dos principais destaques que o TubeBuddy entrega para facilitar sua vida no YouTube. Confira!

TubeBuddy: Ranking de palavras-chave e Search Explorer

Com o TubeBuddy, como qualquer análise de SEO que você faz em um site, você também realiza para o desempenho do seu canal no YouTube, além de acompanhar as classificações de palavras-chave de seus concorrentes. Com o auxílio do Search Explorer, a integração de dados te dará uma expertise de SEO e como otimizar melhor seus vídeos, em uma experiência que é fácil, você sente que um progresso está sendo feito e é bastante intuitiva.  

TubeBuddy: Rankeamento de pesquisa

Com o recurso de classificação de pesquisa, o TubeBuddy irá mostrar onde seu vídeo está classificado para todas as suas tags – elas funcionam como uma espécie de espaço para indexação de palavras-chave no YouTube. Ele também mostrará quais tags não estão ajudando no rankeamento do seu vídeo, para que você possa removê-las e corrigir as lacunas com novas possibilidades. O TubeBuddy mostrará as mudanças no ranking de pesquisa do vídeo de semana a semana. 

TubeBuddy: Análise de concorrência

Você gostaria de ver como seu canal desempenha perante à concorrência? O TubeBuddy oferece um scorecard de canais concorrentes em termos de visualizações, engajamento, inscritos e uploads. Ele produz relatórios com esses dados, que você pode imprimir ou exportar para uma planilha de Excel.

O TubeBuddy também tem uma função que te alerta sempre que um concorrente enviar um novo vídeo. Você pode escolher ser notificado por e-mail, mensagem de texto ou pelo próprio TubeBuddy. Dessa maneira, você não perde nada que está saindo e fica atento a todo benchmarking de conteúdo que o seu nicho produz.

TubeBuddy: Modelos de cartão e tela final

O TubeBuddy economiza seu tempo com modelos de cartão e tela final do seu vídeo. Você cria uma vez o modelo desejado para um vídeo e ao abrir um outro upload posteriormente, pode aplicar o mesmo cartão no pós-processamento. Funciona do mesmo jeito com a estrutura de tela final. Bingo. Tudo parece igual entre os vídeos e você economizou algum tempo.

TubeBuddy: Gerador de thumbnails

Gastando muito tempo criando thumbnails no Photoshop? Para tudo ficar nos conformes? Cansado de fazer capturas de tela, colá-las em um editor de imagens e modificá-las para alcançar um design que seja aceitável? O TubeBuddy permite que você salve e reutilize modelos de thumbnail para criar uma aparência consistente em todos os seus vídeos.

TubeBuddy: Lista de verificação de upload

Você já enviou um vídeo e, um dia depois, percebeu que se esqueceu de adicionar os cartões, por exemplo? O TubeBuddy ajuda você a se lembrar de tudo o que você precisa fazer com uma lista de verificação. Ao inserir as informações básicas de seu vídeo, a extensão abrirá uma “Lista de verificação de envio” no lado direito da tela. Basta clicar nele para ver todos os seus lembretes. Você também pode marcar cada item da lista à medida que o completa.

TudeBuddy: Auditoria de práticas recomendadas

O TubeBuddy, na onda da lista de verificação, inclui uma auditoria de melhores práticas que o ajudará a certificar-se de que seu vídeo está configurado corretamente; alertar sobre links quebrados nas descrições; e lembrar de adicionar palavras-chave em seus títulos, tags e descrições.

TubeBuddy: Backup de canal

O TubeBuddy também possui um recurso de backup. Isso vai lhe dar paz de espírito, armazenando todos os metadados de seu canal fora do YouTube.

Audiência e Comunidade: suas diferenças e como conquistar um público engajado e ativo

Tão importante quanto você entender que o YouTube não é mais terra de ninguém e que as aleatoriedades, embora ainda aconteçam, não são mais a regra, e sim a exceção, você precisa compreender que como qualquer negócio, ter um canal é fazer um comprometimento de entrega para um cliente, no caso, um inscrito.

Tudo gira em torno desse cliente, desse inscrito. É ele que é a sua prova de valor no final do dia. Sua barganha monetária, seu maior indicador de sucesso, seu medidor de influência. Se você não está conversando de forma efetiva com esse cara, entregando o formato e o conteúdo que ele gosta de consumir, esquece.

Você pode até ter audiência. Mas audiência é um conceito passivo, de gente que está lá meio que no limbo e não converte em nada. O que é necessário é construir uma comunidade, um conceito engajado e ativo, que seja o centro da sua voz enquanto marca.

Para isso, é necessária uma visão 360º e apurada – e é aí que voltamos profundamente para a estratégia – de quem compõe essa comunidade, quais são seus interesses, como você deve se comunicar com essa galera, quais são seus hábitos e rotina, que horas ela costuma consumir seu conteúdo. Ir a fundo mesmo. 

Tudo para quebrar uma barreira e conseguir atingir uma espécie de comunicação subjetiva, a qual o seu universo passa ser o universo das pessoas. As piadas internas que você tem, ao longo da construção da sua história, por exemplo, ou um bordão, que começam a ecoar pelos corredores de qualquer nicho que você decidiu se aventurar.

Fala de futebol? Com certeza seus trejeitos viram trejeitos da resenha entre aqueles que te assistem. Fala de carros? Com certeza uma expressão sua entra nas rodas de quem te acompanha e gosta do assunto. Fala sobre culinária? Quem nunca ouviu o famoso “xablau”, do guerrilheiro da cozinha Paulo de Oliveira, do Larica Total? 

Entrar nesse nível de comunicação te garante um certo nível de influência, de liderança e de capacidade de direcionamento. Mais do que isso: gera conversa – o maior ativo da internet. Você tem uma troca ativa com uma base gigantesca de usuários fiéis.

Um grupo de pessoas engajadas, que normalmente estão orbitando um problema em comum (esse de qualquer cunho, não se apegue a um produto, pode ser a necessidade de um formato de conteúdo, por exemplo) e estão procurando uma solução universal para aquilo.

Com a conversa, você abre as possibilidades de monetização. É onde está o dinheiro, é onde estão as marcas. Você tem em suas mãos um ativo gigantesco: gente que se interessa genuinamente por você e que está disposto a trocar uma ideia com você – o sonho de qualquer empresa, ter esse poder de barganha, ter o lead.

Leads são pessoas que começam a demonstrar interesse ou com ação de fato de compra de um produto/serviço que você oferece. Temos um post que contamos um pouco melhor sobre:

Se você precisa ser estrategista para chegar nesse ponto de troca e de confiança de parcerias, você precisa ter nas suas mãos uma ferramenta que facilite sua vida, que otimize seus processos e que te entregue, de uma forma visual e intuitiva, os desdobramentos mais rápidos para você realizar as ações que deseja sem nenhum tipo de bloqueio no caminho.

O TubeBuddy entrega justamente isso. Te entrega a capacidade de potencializar seu canal na parte estratégica, sem a necessidade de contratar softwares mirabolantes e de difícil acessibilidade, financeira e de uso.

Mais do que isso, é uma ferramenta essencial, ou melhor dizendo, sua maior aliada, para gerenciar e monitorar seu progresso no YouTube, rumo ao que todo mundo que empreende por essas bandas procura: uma comunidade, conversas ativas.

YouTube precisa de otimização e estratégia para além do conteúdo: vale a pena contar com o TubeBuddy para te auxiliar nisso? 

Trata-se de uma ferramenta abrangente com um rico conjunto de recursos. Sua curva de aprendizado é rápida e o software é fácil de usar. Permite que você analise devidamente os aspectos do seu canal e da concorrência – e, por fim, mesmo a versão gratuita vem com muitas possibilidades para explorar. Se tem interesse em assinar, o preço é razoável.

Se você está envolvido na otimização de um canal do YouTube, o TubeBuddy é quase indispensável, porque vai te economizar tempo, aumentar seu alcance e impulsionar seus resultados de engajamento e, consequentemente, financeiros.

O que você precisa pensar como ponto central de tudo isso é que, para criar um canal de sucesso no YouTube, você tem que ter uma estratégia e diretrizes, de como cumprir essa estratégia, muito bem definidas. Diretrizes que irão te guiar através de uma jornada identitária, que vai ou não cativar. Depende do público.

O que pode ser feito é estudar muito e se desdobrar para entender essa identidade, quem está consumindo, quem você quer que consuma, absolutamente todos os seus hábitos e seus interesses em termos de formato e conteúdo, e entregar uma coisa mais assertiva.

Pelo menos você não navega pelos achismos e torce pra dar certo. Torce pra se tornar viral. Já ouvi dizer que a sorte aparece para uma mente preparada. Preparada para entender que determinada situação é oportuna e que talvez seja só sorte mesmo, mas que você está no ambiente certo e propício para ouví-la. Com todas as ferramentas em mão para não só ouví-la: capitalizar em cima.

Se esse conteúdo te interessou, não deixe de conferir nosso guia completo sobre como Como Ganhar Dinheiro no Youtube e se aprofundar ainda mais no assunto!